Mais um passo foi dado para a continuidade do Projeto Inclusão Digital, dirigido às Comunidades Tradicionais Quilombolas de Viamão, que vem acontecendo desde julho. O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), da Rede Marista, doou cinco computadores para implantação do centro de inclusão digital dentro do quilombo Peixoto dos Botinhas.
O ato de entrega dos computadores ocorreu no dia 14 de outubro e contou com a presença do coordenador administrativo do CRC, José Jaimes Trindade; o Instrutor do CRC, Jefferson Silveira Rosa; a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Belamar Pinheiro; do Diretor de Cidadania e Direitos Humanos, da SMCAS, Fernando Vicente e do idealizador do projeto, o assistente social da SMCAS, Jair Angelos. Representando a Associação Quilombola Peixoto dos Botinhas, estavam presentes o presidente, Edegi Maria Gomes; a vice-presidente Zenilda Maria Bueno Nunes e o tesoureiro, Argemiro da Rosa.
O Diretor do DCDH, Fernando Vicente, avalia positivamente o projeto. A ação foi muito positiva, pois contempla as pessoas que residem nos quilombos, oportunizando que elas tenham acesso a rede de informações virtuais. Hoje é muito prático e simples enviar um e-mail, e com esta ferramenta, os quilombolas, mesmo estando em uma localidade de difícil acesso, poderão estreitar as suas relações, explica.
A Secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, informa que em breve o quilombo Gomes e Silva também estará recebendo os seus computadores. A partir do próximo mês, os centros de inclusão digital serão implantados dentro dos quilombos, que contará com o acompanhamento da Prefeitura Municipal.
Entenda o Projeto
A articulação do Projeto Inclusão Digital, dirigido às Comunidades Tradicionais Quilombolas de Viamão, iniciou no mês de julho, através de reuniões, para elaborar e sistematizar as atribuições de cada setor envolvido. Na primeira etapa do projeto, a Prefeitura de Viamão possibilitou o acesso dos quilombolas ao curso de informática de curta duração, que foi oferecido pela Unisinos. Foram contemplados quatro participantes - Igor Rodrigues Oliveira, Daiane de Abreu Lopes, Paulo Ricardo Gomes da Rosa e Igor Lopes Bueno - que representam o Quilombo Gomes e Silva e Quilombo Peixoto dos Botinhas. A expectativa é que em breve novos alunos sejam incluídos no projeto.