O Dia do professor, 15 de outubro, foi comemorado com uma grande celebração durante toda a terça-feira. Reunidos na Quinta da Estância, professores das escolas municipais puderam dividir com os colegas da rede momentos de muita descontração. Na abertura do evento a secretária municipal da educação, Maria Clarice R. de Oliveira, destacou a importância do educador, passa pelo professor a construção da escola que todos queremos e merecemos, pois este, possui um papel importante na formação das pessoas, disse a secretária.
Já o prefeito Valdir Bonatto, professor há mais de 30 anos, reforçou o que é ser professor, o professor marca eternamente a trajetória de vida das pessoas e exerce um papel fundamental na formação da sociedade, relatou. No encontro Bonatto informou que para o próximo ano será criado e implantado o plano de carreira para funcionários das escolas, e a implementação gradativa da hora/atividade,começando pelos anos iniciais.
A parte da manhã foi destinada às apresentações culturais das escolas, com a participação de professores e funcionários, onde a animação esteve presente o tempo todo. Deram show as escolas: Farroupilha, Jardim Viamar, Luciana de Abreu, Padre Schneider, Lauro Rodrigues, José de Oliveira Ramos, Cisne Branco, Querência, Santa Cecília Infantil, Vinte de Setembro, Monteiro Lobato, Amador Nunes da Rocha, Santa Cecília Fundamental, Jardim Outeiral, João Goulart, Santa Isabel, São Jorge e Residencial Figueira. Fizeram apresentações também a Escola de Educação Especial Integração Apae de Viamão, os professores do curso Procedimentos Didáticos da Cultura Afro-indígena e um grupo de funcionários da SME. Houve apresentações de todos os tipos, teatro, show brega, declamação, vídeo, coral, conjunto musical, entre outras.
Na parte da tarde os participantes puderam aproveitar as atividades disponíveis no local, como cavalgada, trilha e esportes radicais.
O evento também contou com a participação dos funcionários das escolas que puderam comemorar antecipadamente o Dia do Servidor Público, que é 28 de outubro.
A integração dos colaboradores da rede municipal de ensino teve como tema principal a socialização das dinâmicas vivenciais que cada escola desenvolve em seus espaços e poder mostrá-las fora dos muros das escolas.