26 JUL 2013
Tarde de Campo mostra benefícios do manejo racional dos campos

No dia 24 de julho, quarta-feira, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri), em parceria com a EMATER e a Secretaria do Meio Ambiente promoveu uma Tarde de Campo na propriedade do pecuarista João Assis, localizada na região das Lombas, no município de Viamão. O agricultor, que destinou cinco hectares dos seus campos nativos para investir em pastagem neste ano, participa do Programa RS Biodiversidade e abriu as porteiras de sua propriedade para contar os benefícios do manejo racional do campo nativo, aos demais agricultores interessados.

Ele fez novos piquetes onde coloca o gado para se alimentar de aveia e cornichão. “Eu coloquei adubo orgânico, calcário, fosfato e pastagens. Não utilizei arado nem adubação química, porque queremos preservar o meio ambiente”, explica Assis. A Seagri ajudou na execução do trabalho com a Patrulha Agrícola, que fornece mão de obra e equipamentos, e através da orientação técnica da EMATER.

Durante a Tarde de Campo os participantes percorreram três estações. Na primeira foram repassadas informações sobre a trajetória e os objetivos o RS Biodiversidade e sobre os projetos desenvolvidos nas propriedades da localidade das Lombas. Além disso, os pecuaristas foram orientados quanto a disponibilidade de financiamento nesta área e a documentação necessária. Na segunda estação foi explicada a forma mais adequada de cultivo de pastagem aliada à conservação dos solos e sua fertilização, além da forma adequada de realização da sobressemeadura, os custos destas práticas e as perspectivas para os próximos anos. Por fim, na terceira estação, foram compartilhados conhecimentos sobre o manejo da pastagem, a avaliação da oferta de pasto e o pastoreio rotativo. Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco, na Tarde de Campo pode-se ter a percepção da aceitação dos produtores em relação ao programa, e o entendimento de que só se faz melhoramento no campo com a aplicação de novas técnicas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024