19 JUL 2013
Governo apresenta Programa de Políticas Sociais Integradas

Na noite da quarta-feira, 17, a prefeitura lançou o que chama de Políticas Sociais Integradas. Este programa será responsável pela articulação e integração das ações sociais entre as secretarias municipais de educação, saúde e cidadania e assistência social.

Para a secretária de educação, Maria Clarice de Oliveira, o desafio agora é colocar em prática todo o planejamento que está sendo feito. Já para a secretária da saúde, Sandra Sperotto, as ações desenvolvidas de maneira integrada devem colaborar para a mudança no modo de se fazer saúde, onde atualmente o sistema trata da doença, e o que se quer é o sistema cuidando da saúde da população. Belamar Pinheiro, secretária de cidadania e assistência social destaca o momento histórico que vive Viamão, onde as políticas sócias destas três secretarias serão tratadas de maneira articulada.

O prefeito Valdir Bonatto ressaltou que os conselhos municipais ligados a estas secretarias possuem um papel fundamental na implantação das ações junto à comunidade, “queremos os conselhos atuantes, participando efetivamente deste programa, com voz ativa”, enfatizou. Os primeiro projetos desenvolvidos pelo programa serão:  Primeira Infância Melhor - PIM e Crack, é possível vencer. Nesta fase inicial do programa os projetos serão desenvolvidos na Augusta, região de grande vulnerabilidade social e posteriormente ampliados para as demais localidades do município.

OS PROGRAMAS

Primeira Infância Melhor - PIM

Programa de ação socioeducativa voltado às famílias co0m crianças de zero a seis anos e gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, tendo como0 eixo de sustentação a comunidade, a família e a intersetorialidade. O objetivo principal do PIM é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade. O apoio da sociedade é fundamental para a consolidação do programa junto à população.

Crack, é possível vencer

O programa reúne um conjunto de ações para enfrentar os problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas. As ações são estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização destes pontos. Já a prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.

Para o programa do crack Bonatto informou que mais de trinta municípios do estado de inscreveram para receber recursos para implantação, e apenas sete foram selecionados, entre estes está Viamão. Dentro deste programa está previsto a instalação de câmeras de videomonitoramento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024