10 ABR 2013
Professores municipais têm oportunidade de contato com a arte

Muitos motivos levaram os 28 professores da rede municipal a se inscreverem na quinta edição do programa educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB). Dificuldade de concentração, de motivação, de interpretação e de sensibilização dos alunos em sala de aula são os principais problemas relatados pelos professores, que buscam na qualificação instrumentos para contornarem a situação. A FVCB é uma entidade cultural privada e sem fins lucrativos, que tem como missão a preservação, pesquisa e difusão da arte contemporânea.

De acordo com a coordenadora de projetos da FVCB, Carolina Maia, o programa educativo foi contemplado mais uma vez com o prêmio Darcy Ribeiro, instituído pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para práticas e ações de educação museal. “Em 2013, o projeto educativo da FVCB, apesar de mais enxuto, segue capacitando professores e alunos através das visitas com mediações especiais às exposições, além da promoção de encontros dos professores com artistas e curadores oportunizando aos professores da rede municipal a repensar a prática em artes, estimulando os participantes a compartilhar sua experiência nos espaços educativos em que atuam”, explica Carolina.

A programação do primeiro semestre será em torno da exposição Limites do Imaginário, que abre o calendário expositivo no dia 13. No cronograma consta visita ao Museu do Trabalho, encontro com o artista britânico Michael Chapman, que é professor de artes visuais da FURG, e demais capacitações coordenadas pela arte-educadora Margarita Kremer.

Para a professora de artes da EMEF Jardim Viamar, Márcia Gomes, que já havia participado da quarta edição do curso, o conteúdo é bem instigante. “É uma grande oportunidade que estamos tendo em nos qualificarmos em arte e levar novos conteúdos para dentro da sala de aula. Além disso, os alunos têm a oportunidade de visitar a fundação e abrir os seus horizontes para a arte”. Já a professora de séries iniciais da EMEF Cristiano Vieira, Tânia dos Santos, quer abrir seus horizontes. “Minha formação é matemática e por isso sou muito exata. Quero me tornar uma pessoa mais sensível à arte e ver a vida com outros olhos. Quero também proporcionar isso aos meus alunos da zona rural, onde quase inexiste o contato com obras de arte”, ressalta. A coordenadora pedagógica da FVCB, Margarita Kremer, expõe que o conteúdo de arte ajuda na transdisciplinaridade e estreita a relação. “Através da arte podemos recuperar a humanidade, pois trabalhamos o imaginário e despertamos a sensibilidade no indivíduo”, conclui.

A capacitação possui carga horária de 22 horas e vai até o final de junho. O próximo encontro (13/04) será realizado na Sala dos Pomares, da FVCB, onde ocorrerá a abertura da exposição Limites do Imaginário. A mostra traz ao público seleção de obras de 25 artistas do acervo e ainda contará com três artistas convidados em trabalhos inéditos: Lia Menna Barreto, Tony Camargo e  Nelson Wiegert.

Saiba mais:

– O programa educativo da FVCB iniciou em 2011 e foi instituído com base nas ações sistemáticas de reflexão e prática já adotadas pela instituição e que exploram temas e conceitos das exposições que realiza atualmente, duas por ano, uma a cada semestre.

– A FVCB é uma entidade cultural privada e sem fins lucrativos, que tem como missão a preservação, pesquisa e difusão da obra da artista Vera Chaves Barcellos, assim como o incentivo à criação artística e à investigação da arte contemporânea. Entre as metas da instituição estão a realização de uma programação regular de exposições, estímulo à pesquisa, debates, seminários e projetos editoriais.

– A parceria com a prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação iniciou em 2011, com a primeira edição do programa educativo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024