Mensagens de carinho e música recepcionaram a equipe diretiva das escolas da rede municipal de Viamão. Um grupo de alunos da Banda Marcial da EMEF Araçá, regidos por Wesley Antunes, tocaram as músicas A Última Neve de Primavera e The Final Countdown. A diretora da escola, Tula Poloni, disse que a banda existe há 10 anos. Incentivamos a cultura na nossa comunidade e a música é uma expressão natural. No programa Mais Educação também está sendo formada mais uma banda, acrescenta.
Na abertura do encontro, o prefeito Valdir Bonatto falou que o compromisso com a educação é papel de todos os professores da rede. Nosso governo quer fazer a diferença na vida das pessoas. E ser educador é fazer a diferença. Queremos construir uma nova proposta pedagógica e melhorarmos a qualidade do ensino municipal, ressalta. E encerrou dizendo que a escola é a cara da sua direção. A escola reflete o envolvimento e as aspirações da sua equipe diretiva. Se compararmos a uma uma orquestra, todos têm que fazer a sua parte para que ao final o concerto seja apresentado, sem sair do tom.
Para a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, a nova proposta pedagógica que será construída deve valorizar os trabalhos que já vem sendo desenvolvidos pelas escolas e será voltada a melhorar os índices de ensino estabelecidos pelo Ideb. Ainda estamos abaixo dos índices referenciados pelo MEC e queremos reverter esse quadro.
Após, o coordenador da Implantação do Campus de Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Jeferson Funchal, apresentou aos diretores o projeto da instituição de ensino profissional que será construída na rodovia Acrísio Prates, no Passo do Fiúza, no terreno doado pela Prefeitura no dia 14 de fevereiro. Na área, funcionava o estacionamento dos veículos da Secretaria de Educação. De acordo com Funchal, a escola será voltada à educação profissional e tecnológica. É um Instituto que atenderá às necessidades de qualificação de mão de obra do município, visando ao desenvolvimento. Nas audiências públicas que já ocorreram foram apontadas pela população quatro eixos de cursos a seguir: Infraestrutura; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; e Informática e Comunicação. Ainda neste primeiro semestre, a comunidade deverá definir os cursos a serem implantados, pois a construção da unidade deve iniciar em agosto, acrescenta Funchal. A unidade deverá ter capacidade inicial para atender a 1.200 alunos. Conforme o coordenador de Implantação, em março serão abertas as inscrições para o curso Técnico de Administração EAD, onde os moradores de Viamão poderão se inscrever.
A secretária de Educação ressalta que a vinda do Instituto para o município é uma vitória que deve ser comemorada por todos. Teremos qualificação profissional para diversos setores da sociedade, atendendo as necessidades dos trabalhadores que não tiveram a oportunidade de estudar e também àqueles que precisam fazer uma especialização, um mestrado ou um doutorado, esclarece Maria Clarice.
O encontro com a direção prossegue até o dia 22 de fevereiro. Na pauta ainda constam a apresentação de programas federais e orientação de contabilidade. O ano letivo escolar da rede municipal inicia na próxima quarta-feira (27).