21 FEV 2013
Município prepara a volta às aulas na rede municipal

Mensagens de carinho e música recepcionaram a equipe diretiva das escolas da rede municipal de Viamão. Um grupo de alunos da Banda Marcial da EMEF Araçá, regidos por Wesley Antunes, tocaram as músicas “A Última Neve de Primavera” e “The Final Countdown”. A diretora da escola, Tula Poloni, disse que a banda existe há 10 anos. “Incentivamos a cultura na nossa comunidade e a música é uma expressão natural. No programa Mais Educação também está sendo formada mais uma banda”, acrescenta.

Na abertura do encontro, o prefeito Valdir Bonatto falou que o compromisso com a educação é papel de todos os professores da rede. “Nosso governo quer fazer a diferença na vida das pessoas. E ser educador é fazer a diferença. Queremos construir uma nova proposta pedagógica e melhorarmos a qualidade do ensino municipal”, ressalta. E encerrou dizendo que a escola é a cara da sua direção. “A escola reflete o envolvimento e as aspirações da sua equipe diretiva. Se compararmos a uma uma orquestra, todos têm que fazer a sua parte para que ao final o concerto seja apresentado, sem sair do tom”.

Para a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, a nova proposta pedagógica que será construída deve valorizar os trabalhos que já vem sendo desenvolvidos pelas escolas e será voltada a melhorar os índices de ensino estabelecidos pelo Ideb. “Ainda estamos abaixo dos índices referenciados pelo MEC e queremos reverter esse quadro.”

Após, o coordenador da Implantação do Campus de Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Jeferson Funchal, apresentou aos diretores o projeto da instituição de ensino profissional que será construída na rodovia Acrísio Prates, no Passo do Fiúza, no terreno doado pela Prefeitura no dia 14 de fevereiro. Na área, funcionava o estacionamento dos veículos da Secretaria de Educação. De acordo com Funchal, a escola será voltada à educação profissional e tecnológica. “É um Instituto que atenderá às necessidades de qualificação de mão de obra do município, visando ao desenvolvimento.” Nas audiências públicas que já ocorreram foram apontadas pela população quatro eixos de cursos a seguir: Infraestrutura; Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; e Informática e Comunicação. “Ainda neste primeiro semestre, a comunidade deverá definir os cursos a serem implantados, pois a construção da unidade deve iniciar em agosto”, acrescenta Funchal. A unidade deverá ter capacidade inicial para atender a 1.200 alunos. Conforme o coordenador de Implantação, em março serão abertas as inscrições para o curso Técnico de Administração EAD, onde os moradores de Viamão poderão se inscrever.

A secretária de Educação ressalta que a vinda do Instituto para o município é uma vitória que deve ser comemorada por todos. “Teremos qualificação profissional para diversos setores da sociedade, atendendo as necessidades dos trabalhadores que não tiveram a oportunidade de estudar e também àqueles que precisam fazer uma especialização, um mestrado ou um doutorado”, esclarece Maria Clarice.

O encontro com a direção prossegue até o dia 22 de fevereiro. Na pauta ainda constam a apresentação de programas federais e orientação de contabilidade. O ano letivo escolar da rede municipal inicia na próxima quarta-feira (27).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024