08 MAR 2013
Muitas atividades celebram o Dia Internacional da Mulher em Viamão

O Dia Internacional da Mulher não passou em branco em Viamão. Muitas atividades celebraram a data. Para a primeira-dama, Sabrina Bonatto, o momento é de reflexão. “Tivemos muitas conquistas ao longo dos anos, mas queremos que as coisas não parem por aqui. Queremos mais serviços especializados para nós, mulheres.” E encerrou dizendo que “as mulheres fazem tudo que os homens fazem, só que de salto alto”.

Já o prefeito Valdir Bonatto enfatizou que buscou a força das mulheres para compor o governo em áreas estratégicas: saúde, educação e Assistência Social. “Escolhi essas áreas por que já é uma referência. A mulher é uma cuidadora da saúde, cuidadora da educação e cuidadora do bem-estar”, explica. Para Bonatto, as mulheres não têm um único dia e sim todos os dias do ano.

Durante a abertura, o prefeito realizou uma entrega simbólica de rosas para as mulheres que estavam presentes na cerimônia. Alunos Colégio Adventista de Viamão também entregaram rosas à mulheres que participavam do evento. Ao final da solenidade, a Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçá homenageou as mulheres com duas músicas.

Ao longo do dia estão sendo realizadas diversas atividades voltadas à saúde, educação e beleza. A OAB, Subseção Viamão presta orientações jurídicas. O Lions Club colabora com a doação de árvores ornamentais e frutíferas. As escolas municipais Presidente Getúlio Vargas e Ricardo Faicker Nunes estão expondo produtos artesanais feitos por alunos e mães de alunos do programa Mais Educação. O Centro de Beleza Hair Brasil oferece hidratação, escova e depilação de sobrancelhas. A Ilha da Beleza está maquiando e o Senac disponibiliza corte de cabelo e escova realizados por seis alunas formandas do curso de cabeleireiro, supervisionadas pelo instrutor Jeferson Gomes. A Secretaria de Cidadania e Assistência Social realiza inscrições para o Cadastro Único e a Secretaria de Saúde presta orientações gerais de saúde, avaliação nutricional, confecção do cartão SUS, verificação da pressão arterial, teste HGT, coleta de CP, atendimento odontológico e teste de HIV.

Texto: Rodinei Matos e Rose Scherer

Fotos: Patricia Costa