22 SET 2014
Desfile cívico em Águas Claras encerra programação da Semana da Pátria em Viamão

O desfile cívico em Águas Claras encerrou a programação da Semana da Pátria e as comemorações aos 273 anos de Viamão. Neste ano, a Prefeitura de Viamão preparou quatro edições, que teve o objetivo de possibilitar que um número maior de pessoas pudessem assistir às comemorações, sendo que foi a primeira vez que ocorreu um desfile em Águas Claras. Além da localidade de Águas Claras, os festejos aconteceram em Itapuã, Centro e Santa Isabel

O desfile ocorreu na tarde de sábado, 20 de setembro, e contou com a participação de 13 escolas e três entidades tradicionalistas. Nas arquibancadas, muitas pessoas acompanharam, do inicio ao final, o evento que trouxe um colorido especial à região.

Desfile

O desfile foi realizado na rua paralela à ERS 040 e o palanque das autoridades ficou localizado em frente à EMEF Apolinário Alves dos Santos, sendo esta a escola escolhida para abrir o desfile. A escola trouxe para o desfile os seus projetos desenvolvidos: Educação Ambiental e Aproveitamento Integral do Alimento – este último desenvolvido pelos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, a instituição homenageou os atletas dos Jogos Interescolares do Município de Viamão (JIMV).

Uma roda de capoeira apresentada por alunos do Mais Educação marcou a passagem da EMEF Nossa Senhora de Fátima. A EMEF José de Oliveira Ramos trouxe para a rua os projetos interdisciplinares, como leitura e meio ambiente. A EEEM Francisco Canquerini, que comemora 70 anos, trouxe uma coreografia especial da música Arrozais, de Elton Saldanha. A instituição homenageou também os alunos vencedores dos JIMV.

A EMEF Zeferino Lopes de Castro foi a última instituição de ensino a desfilar. A escola, que possui o projeto Escola Digital de Turno Integral (EDITI), trouxe os projetos que estão sendo trabalhados na escola: Robótica, Facebook, Lego, Idade Média, Capoeira, Horta, Letramento, Música, Teatro e Dança. O Departamento de Tradições Gaúchas da escola também fez uma apresentação de dança.

As escolas estaduais Rui Barbosa e Adônis dos Santos, e as municipais Amador Nunes da Rocha, Dom Diogo de Souza e Araçá, participaram do festejo cívico com suas bandas marciais, que fizeram lindas apresentações. O desfile encerrou com a passagem de cavalarianos representantes de CTGs e piquetes da região.