17 SET 2019
Biblioteca de Viamão está repleta de clássicos

Computadores, tablet's, smartphones, eBooks, entre outros. Todos os dias nós lidamos com aparelhos eletrônicos de todo tipo, mas não é disso que trata este texto. O assunto hoje são livros, aqueles de papel mesmo. Quem está assistindo às novelas globais, deve ter ouvido falar muito disso.

O atual folhetim das sete, Bom Sucesso, traz um tema inédito para as novelas e muito atual: o mercado editorial de livros. A Prado Monteiro, editora do rabugento Alberto (Antonio Fagundes), é um dos principais núcleos.

(Ele começou a carreira vendendo enciclopédias e conseguiu criar uma poderosa editora (que não anda muito bem das pernas).)

E, para nós, é impossível falar de livros sem citar a Luciane Santos Tavares, a Lú, bibliotecária da Biblioteca Municipal de Viamão há mais de 20 anos. Só como servidora do quadro ela está há mais de 30 anos na PMV. “Eu fico feliz por toda a repercussão que a novela Bom Sucesso tem dado as bibliotecas e aos livros em geral”, afirma.

A Biblioteca Municipal conta com cerca de 20 mil títulos, de todos os gêneros. “Temos uma boa procura por parte dos estudantes, sempre separamos as leituras obrigatórias da UFRGS, o que facilita muito para quem quer prestar o vestibular”, explica Lú. Mas nem só de alunos vive a Biblioteca, “temos um movimento muito grande de leitores que retiram diversos títulos para ler em casa, sejam romances, históricos ou assuntos diversos”.

No momento em que mercado editoral brasileiro passa por uma crise grande, com falta de papel, fechamento de gráficas e recessão econômica, até grandes livrarias entraram em processo de recuperação judicial. A novela e a crise da editora fictícia tem mostrado bem essa realidade. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer a diferença para não deixar que o mundo dos livros entre em colapso. Associe-se a Biblioteca, conheça novas histórias e fortaleça o conhecimento.

QUERO SER SÓCIO
Para se associar na Biblioteca Municipal de Viamão, basta levar duas fotos 3X4, um comprovante de residência e um documento com foto. O endereço é Calçadão Tapir Rocha, número 49, Centro de Viamão, junto à Secretaria da Educação.