07 DEZ 2017
Prefeitura, Defesa Civil e Bombeiros Civis de Itapuã trabalharão na limpeza das ruas da região das Augustas, Elza e Estalagem durante o feriado

Amanhã é feriado no município, Padroeira Nossa Senhora da Conceição, mas a Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Civil de Itapuã trabalharão para recuperação das vias das regiões das Augustas, Elsa e Estalagem. Uma equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social estará na EMEF Luciana de Abreu (Dário Gonçalves Molho, s/nº, parada 18) para atender à comunidade que precisa de roupas, material de limpeza e gêneros alimentícios. Outras duas equipes volantes estarão percorrendo a região.

Cerca de 50 famílias procuraram ajuda da Prefeitura nesta quinta-feira por diversas ocorrências, como casas completamente alagadas, desabamento de muros, comprometimento de estruturas, entre outros, e, muitas delas estão precisando de doações de roupas, alimentos, colchões, móveis, eletrodomésticos, material de limpeza, entre outros, pois perderam tudo o que tinham. Até o momento, são sete pessoas que estão abrigadas na EMEF Luciana de Abreu, sendo que três são deficientes e dois são idosos.

As regiões mais afetadas foram Estalagem, Augustas, Gaúcha, São Lucas, Santo Onofre e Jardim Universitário. As famílias que estão desabrigadas ou desalojadas e precisam de ajuda podem entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 9971.84221.  Conforme informação do site Cemaden, foi registrado nas últimas horas 119 mm de precipitação pluviométrica.

As doações podem ser levadas à EMEF Luciana de Abreu (rua Dário Gonçalves Molho, s/nº, parada 18) e à Fábrica da Cidadania (ERS 040, parada 36, atrás da UPA).

Revitalização da região:

Há três anos a região das Augustas vem passando por uma revitalização. As obras fazem parte do projeto Viver Augusta, que compreende a remoção das 345 famílias que vivem às margens do arroio Feijó, para unidades habitacionais que estão em construção. Em alguns trechos do Arroio Feijó, mais propícios ao assoreamento, estão sendo construídos 950 metros de muros de gabião – uma espécie de estrutura armada que irá revestir o canal – utilizada para acelerar a drenagem da água.

Também já foram pavimentadas 14 ruas, construídos os sistemas de esgotamento cloacal, pela Corsan, e esgotamento pluvial, pela Prefeitura. Os trechos pavimentados totalizam quatro mil metros lineares e, junto com a conclusão de quatro novas pontes, criam um novo circuito de mobilidade urbana, interligando as Augustas – Meneghini, Marina e Fiel – à Cecília, Santa Isabel, Passo D'Ornelles e Paraíso.