Neste ano, o Desfile Cívico do Centro culminou com o dia de aniversário de Viamão. Quase todas as escolas exaltaram os 274 anos do município, bem como os seus pontos históricos e turísticos. Além disso, as escolas vieram com a proposta de pertencimento e valorização do município com o tema Somos todos Viamão. Viamão é meu chão. Os desfiles que aconteceram no sábado e na segunda-feira, em Águas Claras e no Centro, respectivamente, exaltaram as belezas naturais de Viamão, além de mostrar à comunidade os projetos e programas desenvolvidos durante o ano letivo.
Em Águas Claras desfilaram 11 escolas e entidades. Já no Centro, passaram pela avenida Coronel Marcos de Andrade 45 conjuntos. A secretária de Educação, Márcia Culau, ressaltou que os alunos e professores evidenciaram os projetos, programas e propostas pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano. As escolas esperam por este momento para mostrar o seu trabalho e brilhar na avenida.
Águas Claras
Um dos projetos que foi destaque em Águas Claras foi o desenvolvido pela EMEF Apolinário Alves dos Santos, a maior escola da zona rural em número de alunos, que distribuiu arroz de leite, um doce típico açoriano, resgatando a história da colonização. A EMEF Zeferino Lopes de Castro, que desenvolve o projeto da Fundação Telefônica Escolas Rurais Conectadas levou para o desfile uma demonstração de robótica, além de apresentações do grupo de danças tradicionalista do programa Mais Educação.
O prefeito, Valdir Bonatto, ressaltou que, neste ano, a Semana da Pátria está sendo um momento para reflexão. Estamos vivenciando uma crise econômica, mas só iremos avançar e crescer com o conhecimento e com a educação, com trabalho e com cultura. Temos certeza que venceremos todas as dificuldades porque acreditamos no potencial da cidade, no potencial das pessoas. Estamos semeando a esperança e é esta esperança que nos levará para o futuro, expressa.
Centro
Cerca de 10 mil pessoas acompanharam o Desfile Cívico no Centro, deixando a avenida Cel. Marcos de Andrade completamente lotada. Desfilaram pela avenida 45 escolas e entidades. Escoteiros, clube de mães, bombeiros, bandas e escolas encantaram o público. Lendas, fadas, personagens da história, piratas, super-heróis, pontos históricos e turísticos de Viamão. As performances e evoluções das bandas marciais e de fanfarra tomaram a atenção dos presentes. Um destaque especial para a EMEF Monteiro Lobato que levou para a comunidade o mundo do circo, com pernas de pau, palhaços e bailarinas. A proteção aos animais foi exaltada pelas EMEFs São Tomé e Jardim Viamar, com cartazes informando o número 156 para denúncias a maus tratos. Diversas escolas levaram um bolo para a avenida e cantaram parabéns para Viamão.
Ao final, toda equipe da Secretaria de Educação, que trabalhou no evento, encerrou o Desfile Cívico. O prefeito, que passou a maior parte do evento no meio da avenida Liberdade, recebendo as escolas, ao lado da secretária de Educação também se juntou ao pelotão.
Estiveram no Palanque Oficial, acompanhando o desfile, o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, o secretário e o diretor-geral de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco e Leandro Fraga, respectivamente, o secretario de Planejamento Urbano e Habitação, Adroaldo Luvizeto, o Secretario da Cultura, Joel Cavalheiro, o secretário de Esporte, Sílvio Barbosa, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdir Elias, o diretor-geral da Fazenda, Júlio Girardi, os vereadores José Lima e Barbarotti, entre outras autoridades.
Fotos do Desfile Cívico em Águas Claras