Nesta semana, a jornalista da Organização Não Governamental Todos Pela Educação, Mariana Mandelli, de São Paulo, esteve em Viamão conhecendo o modelo de gestão da Educação e a inserção da tecnologia em sala de aula. A ONG faz parte do Global Education Leaders' Program (Gelp) Brasil e tem como missão instigar políticas públicas para que todas as crianças e jovens tenham o direito à Educação Básica de qualidade até o ano de 2022. O objetivo do movimento é ajudar a propiciar as condições de acesso, de alfabetização e de sucesso escolar, a ampliação de recursos investidos na Educação Básica e a melhora da gestão desses recursos.
Mariana visitou a EMEF Zeferino Lopes de Castro, localizada na Pimenta, zona rural, que hoje é referência mundial de ensino. A escola aderiu em 2013 ao projeto da Fundação Telefônica, Escolas Rurais Conectadas, e recebeu tablets e netbooks para todos os professores e alunos, além de uma rede para acesso à internet. A partir daí iniciou-se a inserção da tecnologia no ensino, com uma assessoria digital. Os professores foram criando modelos de projetos até chegar ao atual, o que está sendo bastante satisfatório, tanto para os alunos e comunidade escolar. O projeto agregou a robótica e materialização de protótipos através de uma impressora 3D.
A jornalista presenciou as apresentações dos alunos na 3ª Rodada de Projetos e ficou encantada com o conhecimento de cada um. O que chamou a atenção dela foi que mesmo com a inserção da tecnologia, a escola possui momento de aulas convencionais, por currículo e seriadas, e momento de projeto, formando grupos multisseriados, de acordo com o interesse do aluno, a partir de uma visita a um local. Eles têm acesso à informação e a outras culturas, mas a maioria prefere fazer projetos ligados ao seu meio, ou trazendo soluções para suas propriedades. As curiosidades são diversas, de acordo com as suas maturidades, destaca. Eles já estão adaptados a esse processo e preferem não lembrar como era o ensino sem a inserção de tecnologias, complementa Mariana, após conversar com alguns alunos.
Conecturma
Após, a repórter visitou a EMEF Santa Isabel, localizada na zona urbana, que é uma das 11 escolas que estão desenvolvendo o projeto-piloto Conecturma, do Laboratório de Inovação Educacional (LABi), desenvolvido pela Aondê Educacional. A Secretaria de Educação de Viamão recebeu, gratuitamente, 600 livros impressos do projeto, a partir da inserção no Global Education Leaders Program (GELP) Brasil. O projeto é destinado ao 1º ano e tem a didática bem atual, com exercícios de português e matemática para serem complementados através de jogos em uma plataforma digital.
A professora do 1º ano, Magda Souza, fala que o projeto é bem aceito pelos alunos. Eles estão muito entusiasmados com os jogos interativos de alfabetização e com as atividades para serem desenvolvidas no livro. O livro possui alguns personagens e a turma elegeu o Bumba, um macaquinho, como mascote. Daí transformei o fantoche em boneco e a cada semana uma criança é eleita para levá-lo para casa e cuidar dele. Fiz também um livro de registros, onde os pais ajudam as crianças a contar como foi a visita e o que o Bumba fez, explica.
Magda conta à turma que o Bumba irá viajar para o Rio de Janeiro, pois a assessora do projeto na Secretaria Municipal de Educação, a assessora em tecnologias, Jaice Hendler, irá apresentá-lo no Encontro Internacional de Educação Educação 360, juntamente com a secretária de Educação, Márcia Culau. As crianças pediram que Jaice tire muitas fotos e que registre toda viagem no livro. Hoje, Viamão e mais dois municípios do Brasil estão desenvolvendo o projeto em sala de aula.
Tablets
Conversando com a secretária de Educação, a jornalista Mariana ficou sabendo que agora todas as 61 escolas municipais receberão tablets como aliados à educação. Nossa formação pedagógica no recesso escolar de julho foi direcionada ao uso de tecnologias. Antes disso, havíamos iniciado a capacitação aos professores do 1º ao 5º ano. Agora, estamos capacitando os professores do 6º ao 9º ano. Todos os professores já receberam seus tablets e estamos indicando aplicativos e plataformas educacionais off line. Na última formação, realizada dia 9 de setembro, no Senac, com a assessora de multimídias da 28ª Coordenadoria Regional de Ensino, Suziane Toffoli, foram disponibilizados cerca de 2.000 aplicativos para professores de todas as áreas utilizarem como aliados em suas disciplinas, destaca Márcia Culau.
Hoje a rede municipal possui 1.300 professores. Adquirimos 5.000 tablets educacionais através do FNDE e agora iniciaremos uma nova etapa, com a assessoria do Gelp Mundial. Na próxima semana estaremos fazendo uma oficina com os professores e os assessores internacionais para que cada uma das oito escolas selecionadas crie o seu próprio projeto pedagógico digital. Já levamos professores destas escolas para conhecer o projeto da EMEF Zeferino Lopes de Castro, mas não queremos que copiem. Queremos que cada escola faça um projeto voltado à sua realidade e à sua comunidade. Selecionamos uma escola de educação infantil, uma escola com ensino do 1º ao 5º ano, outra com ensino desde a educação infantil até o 9º ano, uma da zona urbana, outra da zona rural, entre outras. As escolas selecionadas possuem um destaque perante sua comunidade por já desenvolverem algum tipo de projeto. O objetivo maior desta nova proposta é incentivar o aluno na escola e na aprendizagem, melhorando as suas notas do Ideb, conforme metas estabelecidas a serem alcançadas no Plano Municipal de Educação, encerra a secretária Márcia.
A repórter da ONG Todos Pela Educação ficou impressionada com o tamanho do município, com o número de escolas da rede e principalmente com as várias possibilidades para incrementar o ensino e a aprendizagem. Aqui, a educação e os professores fazem a diferença, expressa Mariana Mandelli.