Todos os 55 professores de história da rede municipal de ensino foram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 2 de setembro, no Centro de Formação Profissional Walter Graf. Os professores foram convidados pelas secretarias municipais de Educação e de Cultura para participarem de uma formação com a mestre em História, Juliane Maria Gomes, e com o professor de história, Francisco Bittencourt, que hoje está coordenando o Departamento de Memória da Secretaria de Cultura.
De acordo com a diretora pedagógica, Luciane Fraga, a proposta da parceria é proporcionar que os estudantes conheçam a história do município, visitem o Museu, o Departamento de Memória, os pontos históricos e turísticos do Centro e, a partir daí, que façam o seu projeto de resgate da História e Cultura. Isso é despertar a curiosidade por suas raízes e criar uma identidade participativa junto às comunidades que as escolas estão inseridas, seja na zona urbana, seja na zona rural, explica Luciane.
O secretário de Cultura, Joel Cavalheiro, ressalta que o projeto resgata os vínculos e o sentimento de identidade e pertencimento. Queremos levar a história e a cultura de Viamão a todos os estudantes para que eles saibam esse significado e repassem essas informações às suas famílias. Isso é resgatar a cultura, destaca Cavalheiro.
A mestre em História inicia sua palestra falando que a história se faz no dia a dia e que a cultura é para ser conhecida, entendida e respeitada. A cultura é dinâmica e o trabalho deve ser intensificado na memória e no patrimônio, assegura. O coordenador do Departamento de Memória complementa dizendo que Viamão é um município muito rico em história e que isso deve ser passado aos alunos.
Como funciona o projeto:
A escola que tiver interesse em aderir ao projeto, através de um ofício para a secretaria de Educação, irá solicitar o agendamento da visita ao Departamento de Memória da Secretaria de Cultura, onde os estudantes terão uma palestra sobre a história do município e um breve tour pelos principais pontos históricos e turísticos do Centro.