Na manhã desta terça-feira, dia 1º de setembro, o vice-prefeito, André Pacheco, abriu a solenidade da Semana da Pátria. Ele recebeu o Fogo Simbólico da Pátria, das mãos dos escoteiros dos grupos Alencarino Scarpetti, Marista Irmão Dionísio Tonial e Itapuã Cantegril, e junto ao comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Giusti, e à secretária de Educação, Márcia Culau, acendeu a Pira Cívica Municipal. O Fogo Simbólico havia chegado ao município no dia 24 de agosto e ficou guardado na EMEF Farroupilha, pelos seus alunos.
O tenente-coronel Giusti lembrou que a Semana da Pátria está calcada nas questões de valores comunitários, cívicos e interpessoais. Somos brasileiros por opção e mesmo com toda esta crise instaurada, vamos honrar e amar a nossa Pátria, destaca. A secretária de Educação ressalta que a Semana da Pátria e a educação estão ligadas. É o professor quem tem a responsabilidade de despertar o amor à Pátria e ao Civismo. É o professor quem conta a história do nosso país, do nosso Estado, de forma a identificar a relação de pertencimento, de onde somos. Isso será visto nos quatro Desfiles Cívicos, onde o tema deste ano é 'Orgulho de ser brasileiro' e 'Viamão é meu chão. Somos todos Viamão'. Vamos dar valor ao que somos, encerra Márcia, agradecendo a parceria dos grupos de escoteiros e da escola Farroupilha, por guardar o Fogo desde o dia 24 de agosto.
O vice-prefeito fez uma reflexão sobre o atual momento econômico dos governos Federal e Estadual e disse que apesar da crise, Viamão avança. Estamos crescendo e nos desenvolvendo. A Semana da Pátria é um momento importante para refletirmos a história do nosso país e do nosso Estado e descobrir porque temos orgulho em sermos gaúchos e brasileiros.
A Banda Musical da Escola Castelo Branco, formada por 55 componentes e regida por Jorge André, encerrou o evento com a interpretação de duas músicas: Just like that, de KC & The Sunshine Band, e Get Lucky, de Daft Bunk. O Fogo Simbólico ficará guardado por escoteiros no Paço Cívico até o dia 7 de setembro, quando será extinto. Os desfiles cívicos iniciam no próximo sábado, dia 5, na Vila de Itapuã, a partir das 14h30. Dia 7 o Desfile é na Santa isabel, a partir das 14 horas. Em Águas Claras, o Desfile acontece dia 12, a partir das 14h30 e, dia 14, é no Centro, a partir 13h30.