18 NOV 2014
Educação promove atividades da Semana da Consciência Negra

Brincando e aprendendo, foi assim que a Secretaria Municipal de Educação abriu a Semana da Consciência Negra nas escolas do município. A data é comemorada no próximo dia 20, e a pasta pretende levar um pouco de diversão para os alunos, mas com o objetivo de promover uma educação comprometida com as origens do povo brasileiro, apresentando um olhar sobre a pluralidade étnica do país e a influência do negro na construção social da nação, se fazendo os aspectos políticos, sociais e econômicos.

A Secretaria esteve nesta segunda-feira, 17, nas escolas Araçá, Brasília, Getúlio Vargas e Santa Maria, com o tema “A Boneca Abayomi”. A hora do conto e oficina foi realizada pela professora Lisiane Corrêa , o objetivo da ação foi confeccionar bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas. As bonecas são negras e representam personagens de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.

De acordo com a professora, essa é uma forma dos professores aplicarem a lei 10.639/2003, que torna obrigatório a inclusão no calendário escolar do dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra, além do ensino, no âmbito de todo o currículo escolar, de história e cultura Afro-Brasileira.

Confira a programação:

Dia 18/11 – Palestra sobre a Origem do Mundo e oficina sobre a culinária afro-brasileira na escola Frederico Dihl com a professora Gilmara Rita Oliveira Castro.

Dia 19/11 – Grupo teatral do projeto Mais Educação da escola Paulo Freire, com a peça “Negrinho do Pastoreio” na escola Farroupilha.

Dia 20/11 – Encontro dos alunos do EJA na escola Ricardo Faicker Nunes com roda de capoeira, palestra sobre a culinária afro-brasileira e apresentação da peça teatral “Negrinho do Pastoreio”.

Dia 21/11 - Grupo teatral do projeto Mais Educação da escola Paulo Freire, com a peça “Negrinho do Pastoreio” na escola Castelo Branco.

Dia 22/11 – Feira da Diversidade das escolas da Região de Itapuã, na praça de Itapuã (mostra de trabalhos e apresentações culturais).

Dia 22/11- Projeto Mais Cultura com roda de capoeira na escola Nossa Senhora de Fátima.

Dia 22/11 – Sábado letivo em todas as escolas da rede, fazendo o fechamento dos trabalhos realizados na escola durante a Semana da Consciência Negra.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024