10 NOV 2014
Prefeitura entrega mais uma escritura de lote do Distrito Industrial do Cocão

O prefeito Valdir Bonatto e o vice-prefeito André Pacheco fizeram a entrega de mais uma escritura pública de doação de área no Distrito do Cocão para os sócios José Renato Junior e Tiago Veras, da empresa Ponto dos Toldos & Luminosos. A projeção é que empresa esteja operando no distrito até o inicio de 2016, utilizando a área para produzir estruturas, toldos e coberturas.

O prefeito Bonatto explicou que no momento em que os empresários recebem a escritura, eles passam a investir em seu ramo de atividade e a expandir seus negócios o que, consequentemente, gera emprego e renda na cidade, movimentando a economia do município.

De acordo com os sócios, a empresa Ponto dos Toldos & Luminosos emprega atualmente 25 colaboradores diretos, porém, eles explicam que têm planos para aumentarem a estrutura física, para que seja possível atender algumas demandas, que atualmente não são viáveis, como por exemplo, pedidos de grandes estruturas e de beneficiamento de ferro.

A empresa, que é viamonense e possui 14 anos de existência, está instalada atualmente no bairro Tarumã e possui estrutura própria, porém os sócios ressaltam que iniciaram o negócio numa peça emprestada. Eles ressaltam ainda que nunca tiveram nenhum tipo de apoio do poder público e que agora, com o incentivo da Prefeitura, um leque de possibilidades irão se abrir, como diversificação da atividade e uma boa perspectiva de aumento do negócio.

Saiba mais sobre a regularização do Distrito do Cocão

Com a quitação de uma dívida de mais de R$ 2 milhões com a proprietária do terreno, no final de 2013, a Prefeitura de Viamão regularizou a área onde está localizado o Distrito Industrial do Cocão. O vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, ressalta que desde o início dos anos 1990, as empresas instaladas no Distrito do Cocão operavam com a posse precária dos lotes, pois não tinham a titularidade da área. “A partir do pagamento da desapropriação, o poder público regularizou a situação e entregou as escrituras para as indústrias que já operavam no Distrito, bem como possibilitou a doação de áreas para novas empresas”.

É importante ressaltar que todas as empresas que receberam este incentivo cumpriram os requisitos da Lei Municipal 4177/2013, que estabelece as normas de doação condicional das áreas do Distrito do Cocão. As empresas tiveram que se adequar a algumas condições, como fornecimento de certidões negativas e balanços fiscais, projeto com prazo para instalação, início das atividades, geração de emprego, entre outros. Para fazer a seleção das empresas beneficiadas, a prefeitura municipal analisou os pedidos de doação através de uma comissão formada por representantes da Câmara Municipal e do Poder Executivo Municipal (vereadores e secretários municipais).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024