07 NOV 2014
Novembro Azul: iluminação da Igreja Matriz foi acesa

A cerimônia de acendimento das luzes, na cor azul, da Igreja Matriz ocorreu na noite de quarta-feira (05) e marcou oficialmente o lançamento das atividades do “Novembro Azul” em Viamão. Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Sandra Sperotto, o movimento Novembro Azul em Viamão pretende conscientizar o público masculino sobre a necessidade de realizar cuidados com a sua saúde, na lógica da prevenção das doenças e da promoção do bem estar e qualidade de vida. A iluminação na cor azul também pode ser apreciada na fachada do prédio da sede da Secretaria Municipal da Saúde, na parada 44.

Uma apresentação da Banda da Escola Municipal Vinte de Setembro marcou o início da cerimônia e, logo em seguida, o padre da Igreja Matriz, Rogério Flores, abençoou o público presente.

A Secretária Sandra ressaltou que a campanha vai além de alertar sobre o câncer de próstata, e pretende sensibilizar os homens para uma mudança efetiva de comportamento. “Eles não têm o hábito de cuidar da saúde e na maioria das vezes só vão ao médico quando existem sintomas avançados de alguma doença. Queremos que os homens procurem atendimento médico e se consultem com mais frequência", ressaltou.

O vice-prefeito e também secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, ressaltou que é necessário acabar com o preconceito que envolve os exames preventivos. Ele destacou também que, quando diagnosticado o câncer, os homens devem ter a coragem para enfrentar a doença. “O diagnóstico assusta qualquer pessoa e se deve ter muita coragem e determinação para enfrentar o tratamento”, explicou.

Já o prefeito Valdir Bonatto alertou que existem diferenças significativas entre homens e mulheres quanto aos cuidados com a saúde. “Os homens devem ter a mesma sensibilidade feminina para cuidar da saúde”. É importante ressaltar que detectar a doença precocemente é fundamental para o tratamento, porque nessa fase, 90% dos casos são curáveis.

Autoridades presentes: A solenidade de abertura contou ainda com a presença do vereador Jefferson Huffell - autor do projeto indicativo, que originou a lei que incluiu o Novembro Azul no calendário de eventos da cidade; do secretário de Administração, Elton Ferreira; da secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro; do secretário de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco; do secretário de Cultura, Rafael Morosini; do secretário de Esporte e Lazer, Carlos Marçal; do secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Tierlo Magno; do secretário de Meio Ambiente, José Venâncio Pinto; e da diretora-geral da secretaria de Educação, Rejane Viegas.

Confira a programação do Novembro Azul em Viamão:

Dias 12, 19 e 26 de novembro - Todas as quartas-feiras, durante o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde estarão promovendo ações de prevenção e promoção à Saúde do Homem. Além disso, todas as quartas-feiras, a Unidade Referência em Saúde Lomba do Sabão ficará aberta até as 20 horas para atendimento dos homens.

Dia 22 de novembro (sábado) - Encontro de motociclistas e shows artísticos na Praça da Santa Isabel, a partir das 16 horas. No mesmo local, das 10 às 17 horas, uma equipe da SMS estará com ações de prevenção e promoção à Saúde do Homem.

29 de novembro (sábado) – Cavalgada dos cavalheiros da União Tradicionalista de Viamão (UTV) até a Festa do Arroz com Leite. A concentração ocorre na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a partir das 9 horas, com saída prevista para às 10 horas.

- 28 a 30 de novembro – Será montada uma “Tenda da Saúde do Homem” no Parque Municipal de Eventos de Viamão, durante os três dias da Festa do Arroz com Leite (RS 040, Km 17, na Parada 69). O evento disponibilizará atividades educativas, orientações e serviços de saúde.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024