02 OUT 2014
Dia do Idoso é comemorado com programação especial em Viamão

Na quarta-feira, 1º de outubro, comemorou-se o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Para celebrar a data, a Prefeitura de Viamão promoveu uma homenagem aos idosos com uma série de atividades no Calçadão Tapir Rocha, no Centro.

Estiveram presentes na abertura oficial o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco; a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro; o coordenador das Políticas Públicas Integradas, Heitor Thomé da Rosa; e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Luci Alfonso.

O vice-prefeito ressaltou que a administração municipal está preocupada com a qualidade de vida do viamonense, em todas as fases de sua vida. “Estamos investindo em saúde e em muitos projetos culturais, de entretenimento e esportivos, sempre com preocupação que as pessoas envelheçam de maneira saudável”. Já a secretária Belamar agradeceu o apoio e a colaboração de todos os envolvidos no evento. “Só temos a agradecer a todos os parceiros, pois o evento só aconteceu devido a colaboração de todos. Esse é um dia maravilhoso e muito especial. Tenho certeza que todos estão felizes de estarem aqui, aproveitando ao máximo todas essas atividades, que estão proporcionando aos participantes muita diversão, lazer e cultura”.

O evento foi promovido pelo Comitê de Politicas Públicas Integradas, numa ação conjunta entre as secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo.

- Esporte e Lazer

A programação foi aberta com ginástica na Praça, orientada pelo profissional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Ricardo Moura, que é coordenador do projeto Ginástica na Melhor Idade, desenvolvida pela SMEL. Ricardo destaca que praticar ginástica pode ser a solução para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. O projeto Ginástica na Melhor Idade é gratuito e as aulas acontecem no Ginásio Municipal (Rua Açores, 951). Mais informações no local ou pelo fone (51) 3446-3397.

Assistência Social

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos que é desenvolvido nos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Viamão, promoveu uma mostra de artesanato. A exposição apresentou à comunidade, os trabalhos que são realizados com os grupos de idosos do município, através de diversos produtos artesanais como panos de prato, quadros, tapetes, almofadas, colchas de retalhos, bolsas, móbiles, entre outros. Também ocorreram doações de roupas que foram arrecadadas através da Campanha do Agasalho do município e, o grupo Zaffari esteve presente com a campanha “empregue um idoso”, profissionais da empresa estiveram no local cadastrando idosos que desejassem voltar ao mercado de trabalho.

- Saúde

Os idosos que prestigiaram o evento também puderam verificar como está a saúde por meio de testes de glicose e verificação de pressão arterial. Também foram oferecidas as vacinas da Gripe, Antitetânica e Hepatite C e, profissionais deram informações sobre a Tuberculose.

- Apresentações Artísticas

A tarde foi de muita diversão para o público presente. O evento contou com a participação do músico nativista Guaiquica e do Grupo da Terceira Idade Mãos Dadas, que realizou apresentações de danças cigana e do ventre.

Oficina

Os idosos também puderam participar de uma oficina de modelagem em argila com o artista plástico Newton Coelho.

- Gravação do documentário "Sua vida em 60 segundos"

O Grupo de Escoteiros Itapuã Cantegril 351/RS participou do evento fazendo imagens dos idosos falando sobre suas histórias de vida. A ideia é transformar os depoimento num documentário a respeito da Terceira Idade.