02 OUT 2014
Doar sangue – um ato de amor

Na manhã desta quinta-feira, o vice-prefeito, André Pacheco, e a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, participaram do lançamento da 5ª Campanha de Doação de Sangue – um ato de amor, promovida pelo Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão e o Hemocentro. De acordo com o diretor administrativo da instituição, Dr. Fernando Becker, doar sangue é um ato de amor incondicional e salva vidas. “A cada edição, aumentamos o número de doações. Neste quinto ano, temos o objetivo de coletar 130 bolsas. A campanha serve também para sensibilizar as pessoas quanto a doação de sangue e divulgar a unidade de coleta que funciona dentro do hospital, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas ”, ressalta Becker.

O dia da coleta será 16 de outubro, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas, no ônibus do Hemocentro, que estará estacionado em frente ao Hospital. O doador deve ter entre 16 e 69 anos e portar um documento oficial com foto. A secretária de Saúde disse que o governo está olhando para cada cidadão de acordo com a sua necessidade. “Cuidar é muito mais do que dar medicamento, é promover a saúde e prevenir a doença. Estamos trabalhando em rede e esta parceria faz com que consigamos atender cada vez mais a demanda da comunidade com resolutividade”, destaca.

Já o Dr. João Almir, da Direção Técnica, lembrou que a cada ano o Hospital de Viamão passa a atender a mais especialidades, o que implica em mais pacientes e requer mais transfusões de sangue. “Hoje atendemos a acidentes automobilísticos, ferimentos por armas, queimaduras, traumatologia e neurocirurgia. Essas demandas são diárias e temos que ter sangue em nosso banco para suprir as necessidades.”

A representante do Hemocentro, Mariluci Peck, agradeceu a parceria pelo quinto ano consecutivo e falou que a meta agora é conscientizar os jovens para que sejam doadores. “O Hemocentro necessita de 3 mil bolsas de sangue por mês e a participação da sociedade organizada é fundamental para que divulguem e sensibilizam mais doadores. O trabalho na escola, com os adolescentes, é fundamental para que tenhamos futuros doadores”, expressa.

O vice-prefeito disse estar muito feliz por ver o hospital em que nasceu aumentar a sua capacidade de atendimento e destacou os avanços na parceria com o governo e a inauguração do pronto-atendimento 24 horas na parada 36 para o início de 2015. “Conheço e participo desta história. Há alguns anos precisei fazer uma cirurgia aqui, que necessitava de transfusão de sangue e o Paulo Silveira, hoje presidente da Acivi, foi meu doador. O papel do município é facilitar as relações comerciais e sociais e promover a evolução da cidade, promovendo assim a evolução do cidadão”, encerra.

Na primeira edição da campanha, realizada em 2009, houveram 41 coletas. Na segunda edição, em 2010, foram efetuadas 55 coletas. A terceira edição, em 2012, resultou em 86 coletas, mais que o dobro da primeira. E, a quarta edição, realizada em 2013, foram efetivadas 100 coletas. A projeção para a quinta edição é de 60 coletas, no turno da manhã, e 70 à tarde.