02 OUT 2014
Outubro Rosa – um movimento pela vida

Pelo segundo ano consecutivo, Viamão participa do Movimento Outubro Rosa, onde prédios públicos e patrimônios históricos são iluminados de tons rosa e as lojas decoram suas vitrines com a mesma cor. A cerimônia de lançamento da campanha aconteceu ontem, dia 1º, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, com a participação do governo municipal, da Viamama, Brigada Militar e empresas parceiras.

A primeira-dama do município, Sabrina Bonatto, enalteceu o trabalho do Viamama no município e disse que participar da campanha é fazer um movimento pela vida. “O vento rosa está soprando em Viamão.” Durante o mês de outubro, o rosa estará presente para chamar a atenção das mulheres para que não descuidem da saúde e procurem fazer mensalmente o exame de toque das mamas e anualmente a mamografia e a coleta de CP.

Tânia Castro, presidente do Viamama, agradeceu o apoio do Executivo e do Legislativo na criação e implementação da lei que assegura prioridade nos tratamentos de câncer de mama e do colo do útero. O Viamama foi criado por um grupo de mulheres acometidas pela doença e que superaram suas dificuldades. Da superação dessas dificuldades nasceu a intenção de alertar para o surgimento de novos casos prestando o apoio através da informação.

A secretária de Saúde, Sandra Sperotto, ressaltou que o cuidado com as pessoas é um dos eixos do plano de governo. “Esta é a segunda edição do Outubro Rosa no município, com o empenho do Viamama. Durante todo mês estaremos intensificando os exames clínicos às mulheres e as solicitações de mamografias.” O prefeito, Valdir Bonatto, reafirmou o compromisso do cuidado com as pessoas. "Fizemos questão de estarmos engajados nesta segunda edição do Outubro Rosa, que promove a saúde da mulher. E no mês que vem queremos promover o novembro azul, como forma de alertar os homens para cuidarem da sua saúde e fazerem exames preventivos.”

O pároco da Igreja Matriz, padre Rogério Flores, abençoou os presentes e disse também ser divulgador da campanha. “Tenho duas pessoas próximas à paróquia que tiveram câncer de mama e hoje estão em recuperação. Quanto mais precoce for detectado, mais rápida será a recuperação”, esclarece. Também esteve presente no lançamento o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Marcelo Giusti. A Banda Centenária da Ajudância Geral da BM encerrou a cerimônia.

Programação:

• Dias 8, 15, 22 e 29 de outubro, quartas-feiras, a Secretaria da Saúde estará promovendo o Dia da Ação em todas as unidades básicas de saúde, onde serão realizadas atividades voltadas à prevenção e detectação precoce do câncer de mama e colo uterino.

• No dia 18 (sábado), será realizado o 3º Toque Rosa, uma caminhada para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de estimular as mulheres a realizarem o auto exame de toque das mamas. A concentração será realizada em frente ao Sine, na Avenida Américo Vespúcio Cabral, a partir das 9 horas, com saída prevista para às 10 horas, em direção à Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à igreja, onde a Secretaria da Saúde estará disponibilizando a Tenda do Toque Rosa, com informações de promoção e prevenção à saúde da mulher.

• No dia 24 será feito o Dia da Promoção, com atividades às alunas do EJA das escolas municipais.

• Dia 25 de outubro (sábado) será o Dia de Promoção e Prevenção em todas as unidades de saúde, onde estarão sendo desenvolvidas atividades para o autocuidado integral da saúde.