02 OUT 2014
Viamão participa de exposição sobre patrimônio cultural do RS

A mostra que acontece em Porto Alegre e vai até o dia 15 de outubro, está relacionada ao contexto histórico e cultural que culminou na Revolução Farroupilha. Viamão está participando com a exposição de uma lança e uma espada utilizadas na batalha.

Até o dia 15 de outubro, o público pode conferir uma exposição que traz aspectos do tradicionalismo e do patrimônio cultural dos gaúchos. A exposição “Tradições Gaúchas – Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul” acontece no Memorial da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, que fica localizado na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600, 9º andar, ala sul, Praia de Belas, em Porto Alegre.

Promovida pelo Núcleo de Documentação e Memória da Instituição, a mostra apresenta objetos e peças que estão relacionados ao contexto histórico e cultural que culminou na Revolução Farroupilha. A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Cultura, está participando com a exposição de uma lança e uma espada utilizadas na batalha.

A atividade faz parte da programação da 8ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece anualmente e conta com participantes de todo o Brasil.

Saiba mais sobre a participação de Viamão na Mostra

Os visitantes do evento podem ver de perto uma lança e uma espada que foram utilizadas na Revolução Farroupilha. É importante ressaltar que Viamão foi palco da revolução. Também estão expostos processos documentais da cidade, por exemplo, o que proibiu construções irregulares ao redor da Igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Serviço

Mostra: “Tradições Gaúchas – Patrimônio Cultura do Rio Grande do Sul” – Aberta ao público.

Horário: das 13h às 18h

Local: Memorial da JFRS – Rua Otávio Caruso da Rocha, nº 600, 9º andar/ala Sul