01 OUT 2014
Outubro Rosa - mês para as mulheres se cuidarem

Hoje, dia 1º de outubro, inicia em Viamão as atividades do 2º Outubro Rosa, onde as mulheres têm uma programação especial para cuidarem da sua saúde e fazerem exames preventivos do câncer de mama e colo uterino. As atividades são realizadas numa parceria entre a Viamama e a Prefeitura. Às 19 horas, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, acontece a abertura oficial, com a iluminação da igreja na cor rosa e apresentação da Banda Centenária da Ajudância Geral da Brigada Militar.

Durante todas as quartas-feiras do mês, a Secretaria Municipal da Saúde terá uma programação voltada para os cuidados com a saúde da mulher, promovendo atividades educativas, exame clínico de mamas, coleta de CP e solicitação de mamografias. As atividades serão por livre demanda, durante todo horário de funcionamento das unidades de saúde.

No dia 18 (sábado) será realizado o 3º Toque Rosa, uma caminhada para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de estimular as mulheres a realizarem o auto exame de toque das mamas. A concentração será realizada em frente ao Sine, na Avenida Américo Vespúcio Cabral, a partir das 9 horas, com saída prevista para às 10 horas, em direção à Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à igreja, onde a Secretaria da Saúde estará disponibilizando serviços na área. Neste ano, a caminhada tem como slogan “Na luta contra o câncer de mama vale gol de mão! Se toque!”.

Saiba mais:

- O Outubro Rosa é um movimento internacional, que surgiu nos Estados Unidos, no final do século passado, e simboliza a luta contra o câncer de mama. Monumentos famosos em todo o mundo são iluminados na cor rosa durante o mês de outubro, à exemplo da própria Casa Branca;

- No Brasil, tradicionalmente, vemos o Cristo Redentor iluminado em rosa, o que além de ser um belíssimo espetáculo visual serve como importante alerta na luta contra as mortes ainda registradas pela doença. Nessa campanha empresas e sociedade civil unem forças para discutir temas fundamentais no combate à doença, como divulgação, tratamento e diagnóstico. E, principalmente, formas de vencer os estigmas que rodeiam o câncer;

- O Viamama foi criado por um grupo de mulheres acometidas pela doença e que superaram suas dificuldades. Da superação dessas dificuldades nasceu a intenção de alertar para o surgimento de novos casos prestando o apoio através da informação.