30 SET 2014
Reunião técnica com produtores de leite

Na última sexta-feira, 26 de setembro, ocorreu uma reunião com produtores de leite do município que foram contemplados pelo programa Chamada Pública do Leite. O programa consiste em prestar assistência técnica aos produtores leiteiros.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) foi a responsável por organizar a formação com os agricultores. O encontro ocorreu na sede do Sindicato Rural de Viamão e contou com a presença de 40 produtores de leite, além de técnicos da Emater/Ascar e o diretor-geral da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri), Leandro Fraga. Durante o encontro, foi apresentado o planejamento das atividades de assistência técnica e abordado alguns temas como alimentação para bovinos de leite e fitoterapia na ordenha.

Segundo Leandro, o objetivo da formação é auxiliar os produtores leiteiros. “A nossa equipe, juntamente com a Emater, está empenhada em fortalecer a bacia leiteira de Viamão. Esta parceria com os técnicos é de muita importância para auxiliar os produtores dando a eles suporte para melhorar a qualidade do leite e aumentar a produção no nosso município”, finalizou o diretor-geral.

Saiba mais sobre o programa Chamada Pública do Leite

No início do ano, 14 municípios, incluindo Viamão, foram contemplados pela Chamada Pública do Leite. Em Viamão, 80 famílias foram beneficiadas pelo programa, que tem como objetivo intensificar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), qualificando as ações com os agricultores familiares que praticam a atividade leiteira e que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O programa prevê assistência técnica continuada e atividades individuais e coletivas - cursos de capacitações, Dias de Campo e acompanhamento da atividade visando à melhoria da gestão da unidade produtiva familiar, aumento da produtividade, melhoria da qualidade do leite e seus derivados, bem como comercialização.

A Chamada Pública do Leite iniciou com reuniões de mobilização das lideranças locais e, na sequência, foram realizadas visitas às famílias para apresentação do programa, levantamento do perfil das propriedades e de acompanhamentos da atividade leiteira. Além das capacitações dos beneficiários de acordo com as necessidades locais, o programa prevê reuniões para diagnósticos, planejamento, monitoramento e avaliação do andamento do programa.