30 SET 2014
Viamão apresenta oito trabalhos na Mostra Regional de Saúde

Profissionais da Secretaria de Saúde de Viamão participaram da Mostra Regional de Saúde da região metropolitana, realizada nos dias 25 e 26 de setembro, na Fiergs.

Nos dias 25 e 26 de setembro, gestores da área da Saúde da região metropolitana se reuniram para apresentar experiências exitosas que estão sendo desenvolvidas em seus municípios. O encontro ocorreu em Porto Alegre, na Fiergs, e contou com apresentações de mais de 200 trabalhos, que foram divididos em quatro eixos: Atenção Básica; Diversidade e Transversalidade; Gestão; e Ciclos Vitais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve presente no evento e compartilhou oito exemplos de boas práticas cotidianas na área da gestão que estão sendo realizados no município.

No dia 26, a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, apresentou o trabalho “O desafio da organização do Sistema de Saúde tendo a Atenção Básica como eixo estruturante e ordenadora do cuidado”. Ela explicou que quando a Atenção Primária ocupa o papel central na organização dos sistemas de saúde ela é capaz de melhorar o estado de saúde da população com equidade, diminuindo custos e aumentando a satisfação dos usuários.

Já a diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, Lisiane Wasem Fagundes, apresentou dois trabalhos: “Guias de encaminhamento: o instrumento para redução das ações judiciais na saúde” e “Regulação: o desafio presente no ajuste dos fluxos e processos de trabalho para organização do Sistema de Saúde”. A diretora Lisiane explicou que a partir da organização nos fluxos e com o diálogo com o Ministério Público, a Secretaria de Saúde conseguiu diminuir os processos judiciais e também o tempo de espera dos usuários para marcação de serviços de saúde especializados.

A enfermeira Elida Larronda, coordenadora do setor de Imunizações destacou as estratégias adotadas pela gestão municipal para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de um ano de idade que, em menos de um ano, passou de 49% para 85% de cobertura.

No segundo dia da mostra, a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Michele Corrêa e a enfermeira Patricia Martini, apresentaram o trabalho “Acolhe Viamão: O futuro se faz com humanização”, que explicou o sistema de acolhimento que foi implantado em todas as Unidades de Saúde e, que oportunizou o atendimento de todos os usuários que chegam ao serviço de saúde, acabando com as filas na madrugada. Patrícia Martini apresentou também a experiência intitulada "Gestão compartilhada: a importância do apoio dos órgãos de classe”.

Também neste dia, a diretora Lisiane apresentou a experiência “Pronto Atendimento Social 24 horas como a materialização das Políticas Sociais Integradas”. Ela falou sobre o serviço que foi criado no município em 2013, pioneiro no país, e que atualmente serve como referência no acolhimento das pessoas que necessitarem de serviços sociais de emergência, como Defesa Civil, auxílio funeral, Conselho Tutelar e atendimento às mulheres vítimas de violência.

A psicóloga Sandra Soller levou a experiência "Programa de Desenvolvimento Motivacional: O fazer Afetivo-Efetivo", trabalho que descreve as ações adotadas no município para o cuidado com os trabalhadores de saúde.