30 SET 2014
Prefeitura de Viamão comemora o Dia do Idoso

Na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Para celebrar essa importante data, a Prefeitura de Viamão, através das Políticas Sociais Integradas, realizará uma série de atividades a partir das 9h, até às 17h, no Calçadão Tapir Rocha, no Centro. A programação contará com atividades físicas, culturais, artesanais e de cuidado com idosos.

Às 9h está programado uma apresentação musical com o clarinetista Jezer e, logo em seguida, às 9h30, ocorre ginástica na Praça, orientada por profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer. A solenidade de abertura está marcada para às 11h30. Dentre as atividades teremos mostra de artesanato, atenção à “Saúde do Idoso” com verificação de pressão, teste de glicose e vacina para a gripe, distribuição de roupas e apresentações artísticas, entre outras.

O evento está sendo promovido pelo Comitê de Politicas Sociais Integradas, numa ação conjunta entre as secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo. Conforme o coordenador das Políticas Sociais Integradas, Heitor Thomé da Rosa, além de celebrar a data, as ações tem como objetivo divulgar as políticas públicas do município em prol do idoso, oportunizar a integração de diferentes grupos e valorizar a terceira idade.

Confira a programação completa:

MANHÃ

9h – Clarinete com músico Jezer.

9h30 – Ginástica na praça, orientada por profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer;

10h – Mostra de artesanato da 3ª idade de Clube de Mães e CRAS.

– Oficina de modelagem com Newton Vaz Coelho.

– Campanha do agasalho/distribuição de roupas.

– Campanha “empregue um Idoso”, com a parceria do grupo Zaffari.

– Informações e matrículas de cursos para a melhor idade, através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS)

– Explanação sobre o Disque 100, com Interação do público presente.

– Atenção à “Saúde do Idoso”: Unidade Móvel de Saúde da Mulher; Saúde Bucal/Tabagismo; DST/AIDS; Tuberculose; Nutrição; Aferição de Pressão Arterial e Glicose; Vacinas da Gripe e Antitetânica; Orientações sobre Dengue e Posse Responsável.

11h30 – Solenidade de Abertura.

Obs.: Participação do Grupo Escoteiro Itapuã Cantegril 351/RS

12h – INTERVALO.

TARDE

13h30 – Música Nativista com Guaiquica.

14h – Mostra de Danças - Grupo 3ª Idade Mãos Dadas.

15h – Apresentações de danças com companhia de Ballet, Dança Cigana e Dança do Ventre.

16h – Baile da 3ª Idade.

17h – Encerramento.