26 SET 2014
Semana Pela Paz no Trânsito encerra com a tradicional marcha

Cerca de 200 estudantes e professores participaram da tradicional Marcha pela Paz no Trânsito, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 26, uma das atividades que encerrou a Semana Municipal pela Paz no Trânsito em Viamão. Desde segunda-feira, dia 22, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vem realizando palestras educativas aos estudantes da rede, barreiras e blitz nas principais vias, conscientizando pedestres e motoristas, e pinturas artísticas em ônibus itinerantes.

O tema trabalhado nesta edição foi “Pedestre: no trânsito você é o mais frágil. Pare, olhe e siga com segurança”. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Marco Azevedo, o objetivo da semana foi capacitar os estudantes para que eles sejam multiplicadores das leis do trânsito junto às suas famílias. O subcomandante da Polícia Rodoviária de Viamão, sargento Padilla, lembrou as regrinhas básicas para a boa convivência segura no trânsito: “Não dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas, não falar ao celular enquanto dirige, priorizar a travessia nas faixas de pedestres são algumas regrinhas básicas que evitam acidentes.”

O vice-prefeito, André Pacheco, disse que o governo municipal vem cumprindo com o seu papel de promover a fluidez e a fiscalização no trânsito. “Fizemos uma remodelação do trânsito no Centro, com asfaltamento e mudança de sentido de algumas vias e agora faremos o mesmo na Santa Isabel, para que haja mais fluidez e mobilidade urbana. Nossos agentes estão educando os motoristas para que respeitem as leis e os filhos também podem ajudar a exercer este papel lembrando aos seus pais que coloquem o cinto de segurança, respeitem o limite da velocidade, entre outras. Nossas atitudes podem levar a um trânsito solidário”, encerra.

O prefeito, Valdir Bonatto, acompanhou a marcha ao lado da secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, do secretário de Cultura, Rafael Morosini, e do diretor-geral de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Miguel Breda. Também participaram da atividade da manhã as escolas municipais Apolinário Alves dos Santos, Humberto de Alencar Castelo Branco, Monte Alegre Caic, Recanto da Lagoa e Ricardo Faicker Nunes.

Os estudantes se manifestaram através de faixas: “Bom motorista é igual a dignidade pela vida” e “Caic quer paz no trânsito. Não dirija alcoolizado e nem sob efeito de outras drogas”. A caminhada seguiu até a Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à Igreja Matriz, onde estava montada a Escolinha ABC do Trânsito da Polícia Rodoviária Estadual e cama elástica, além de acontecerem apresentações artísticas, distribuição de água, pipoca e algodão doce. A Banda Centenária da Ajudância Geral da Briga Militar abriu o cerimonial e interpretou o Hino Nacional. À tarde houve apresentação teatral pelos funcionários da Empresa Viamão, Banda Marcial da Escola Genésio Pires e pintura artística em ônibus.

Dicas de como cuidar da sua própria segurança:

• Evite caminhar com fones no ouvido, falando ou teclando no celular;

• Atravesse a rua na faixa de segurança, em passarelas ou em esquinas sinalizadas, sempre que possível;

• Pare junto ao meio-fio. Espere sempre os carros passarem e fique atento a motos e bicicletas nos corredores entre os carros;

• Atravesse a rua em linha reta: assim, você se arrisca por menos tempo. Redobre a atenção em vias de mão dupla;

• Procure atravessar a rua em grupos, aguardando a presença de mais pessoas que também vão atravessar;

• Quando não houver calçada, caminhe no sentido oposto aos carros, de olho no trânsito;

• Sempre desça de um veículo pelo lado da calçada, e evite atravessar a rua por trás de ônibus ou outros obstáculos que atrapalhem a visão dos motoristas;

• Quanto mais clara e colorida sua roupa, mais você será notado no trânsito.