23 SET 2014
Semana Nacional do Trânsito tem programação lançada em Viamão

Semana de Trânsito prioriza segurança para o pedestre e a programação ocorre de 22 até o dia 25 de setembro.

A Prefeitura de Viamão, por meio das Secretarias Municipais de Transporte e Trânsito, de Educação e da Cultura, preparou uma programação repleta de atividades educativas para marcar a Semana Nacional pela Paz no Trânsito, que terá início nesta segunda-feira, dia 22, e segue até o dia 26 de setembro.

A programação vai contar com palestras nas escolas, barreiras educativas, orientação ao pedestre e a tradicional Marcha pela Paz no Trânsito. O tema deste ano terá o foco na proteção ao pedestre.

Barreiras educativas e panfletagem

No dia 22, na Av. Coronel Marcos de Andrade, no Centro, a partir das 9 horas, inicia a campanha“Pedestre: no trânsito, você é o mais frágil. Pare, olhe e siga com segurança”, cujo principal objetivo é divulgar o respeito ao pedestre e estimular a travessia segura pela faixa. A iniciativa contempla abordagens educativas e distribuição de materiais informativos.

As ações educativas prosseguem até a quinta-feira, dia 25, nos turnos da manhã e da tarde, conforme programação abaixo:

Manhã, das 9h às 11h

Segunda-feira 22/09

Av. Coronel Marcos de Andrade - Centro

Av. Liberdade – Santa Isabel

Rua José Garibaldi - Centro

Estrada da Branquinha (Entrada) – Pda 42

Tarde, das 14h às 16h

Segunda-feira 22/09

Rua José Garibaldi - Centro

Av. Liberdade – Santa Isabel

Estrada da Branquinha (Entrada) – Pda 42

Rua Américo Vespúcio Cabral – Centro

Palestras educativas nas escolas

Do dia 22 a 25 de setembro, ocorrem também palestras em diversas escolas municipais, que serão ministradas pela agente de trânsito da Prefeitura de Viamão, Maria Brasilina Meleu.

Confira a programação das palestras educativas:

Segunda-feira

Ã

Escola Municipal Dom Diogo de Souza

Escola MunicipalFarroupilha

Escola Municipal Jardim Viamar

Escola Municipal Monte Alegre

Escola MunicipalCastelo Branco

Escola Municipal Recanto da Lagoa

Escola Municipal Monteiro Lobato

Escola MunicipalRicardo Faicker

Marcha pela Paz no Trânsito

A programação das atividades educativas será encerrada na sexta-feira (26/09) com a tradicional Marcha pela Paz no Trânsito. A concentração da caminhada ocorre a partir das 8h30 em frente à loja Amauri Tintas, na entrada do Centro e, com a saída prevista para ás 9h30. A caminhada termina na Igreja Matriz, quando ocorre apresentações da Banda e do Canil da Brigada Militar. Participam da Marcha os alunos dos 6º e 7º anos das escolas que receberam as palestras.

Durante a tarde, o evento segue em frente à Igreja da Matriz, com o grupo teatral da Empresa Viamão, que fará uma encenação salientando a educação no trânsito e a apresentação da Banda Marcial da Escola Genésio Pires. A Secretaria Municipal da Cultura oferecerá também muita diversão aos alunos que terão acesso aos brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas e, além disso, serão oferecidos pipoca e algodão doce às crianças.

Algumas dicas para o pedestre cuidar da sua própria segurança:

• Evite caminhar com fones no ouvido, falando ou teclando no celular.

• Atravesse a rua, sempre que possível, na faixa de segurança, em passarelas ou em esquinas sinalizadas.

• Pare junto ao meio-fio, espere sempre os carros passarem e fique atento a motos e bicicletas nos corredores entre os carros.

• Atravesse a rua em linha reta, assim, você se arrisca por menos tempo. Redobre a atenção em vias de mão dupla.

• Procure atravessar a rua em grupos, aguardando a presença de mais pessoas que também vão atravessar.

• Quando não houver calçada, caminhe no sentido oposto aos carros, de olho no trânsito.

• Sempre desça de um veículo pelo lado da calçada, e evite atravessar a rua por trás de ônibus ou outros obstáculos que atrapalhem a visão dos motoristas.

• Quanto mais clara e colorida sua roupa, mais será notado no trânsito.

Saiba o que a Prefeitura vem fazendo para a sua segurança:

• Treinamento de 200 motoristas do transporte coletivo e escolar.

• Instalação de câmeras de ré nos ônibus de transporte escolar.

• Instalação de assentos de elevação no transporte escolar.

• Veículos escolares inspecionados e certificados pelo Contran.