22 SET 2014
Desfile Farroupilha traz carros temáticos e encenação da Guerra Guaranítica

Com o tema “Eu sou do Sul”, o tradicional Desfile Farroupilha reuniu cerca de 2 mil pessoas ao longo da avenida Coronel Marcos de Andrade, no centro de Viamão. Cerca de 30 entidades tradicionalistas participaram da homenagem máxima ao gaúcho. Na abertura, o prefeito, Valdir Bonatto, acompanhou a Comissão da Chama Crioula e carregou a bandeira do Município, a cavalo, até os pavilhões, em frente ao palco. A Comissão foi a responsável por buscar uma centelha da Chama Crioula na cidade de Cruz Alta, percorrendo mais de 400 quilômetros no lombo do cavalo. A invernada artística do CTG Setembrina dos Farrapos ilustrou o início dos desfiles com uma apresentação de dança.

Na oportunidade, Bonatto compara a Chama Crioula com a Chama do Desenvolvimento, da Paixão, das Oportunidades e da Cultura. “Temos que manter acesa também a nossa chama para vencermos os obstáculos e superarmos as dificuldades. A hora é agora. Viamão está se desenvolvendo com o trabalho do governo e com o apoio de toda população”, ressalta. A presidente interina da União Tradicionalista Viamonense (UTV), Maria Barbatti, agradeceu ao governo pelo apoio para realização do Desfile e do Acampamento Farroupilha.

Estiveram presentes no Palanque Oficial prestigiando toda a homenagem a primeira-dama, Sabrina Bonatto, o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, os secretários de Cultura, Rafael Morosini, e de Administração, Elton Ferreira, além do comandante do 18º BPM, tenente-coronel Marcelo Giusti.

Cultura Gaúcha

Prendas, peões, invernadas, cavalarianos e inúmeras entidades tomaram conta da avenida Coronel Marcos de Andrade, na manhã do último sábado, dia 20, para reverenciar a cultura gaúcha, que vem sendo passada de geração para geração. A inserção de crianças, desde os anos iniciais, na cultura chamou a atenção dos presentes. A indumentária, o churrasco e o chimarrão, as lidas campeiras, a música e a dança foram alguns dos elementos que despertaram a atenção do público. Além dos cavalos, os gaúchos trouxeram para a avenida outros companheiros da lida, como os cães e os bois. O Galpão Crioulo Tipo Bicho desfilou com o seu cusco no lombo de um pingo. Entre uma tropa e outra, a equipe de garis de uma empresa prestadora de serviço para a Prefeitura varria os dejetos dos cavalos deixados no asfalto da avenida.

Outro destaque foi a teatralização da Guerra Guaranítica (1750-1756) pela invernada mirim e juvenil do CTG Recanto Nativo. Cerca de 40 integrantes, caracterizados com vestimentas indígenas e da guarda Nacional, encenaram a batalha entre índios guaranis, portugueses e espanhóis pelas terras gaúchas da região das Missões, liderados por Sepé Tiarajú. A coreógrafa e professora de danças do CTG, Josiane Nobre, foi a responsável pela apresentação que prendeu a atenção do público.

Por fim, o prefeito e a primeira-dama desfilaram no carro temático do Piquete Dois Piá. Em um dos seus carros, o Dois Piá deixou o público com água na boca exibindo uma costelão assado em meio a brasas. O cheirinho tomou conta da avenida e fez aguçar o apetite da maioria. O Piquete também encantou quando a sua mascote, uma gauchinha de bombacha e ainda de fraldas, ofertou ambrosia, bolo e cucas para as pessoas próximas ao cordão de isolamento. Outras delícias também foram distribuídas pelas prendas do Piquete da ETA, como a tradicional rapadura produzida na escola.