19 SET 2014
Sábado de desfiles: Farroupilha e Cívico

Neste sábado, dia 20 de setembro, data magna dos gaúchos, dia em que é celebrado os ideais da Revolução Farroupilha, a população de Viamão terá dois desfiles para presenciar: o Farroupilha, promovido pela União Tradicionalista Viamonense (UTV), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura; e o Cívico, das escolas da região de Águas Claras, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação.

O Desfile Farroupilha será realizado no Centro, pelas avenidas Reverendo Américo Vespúcio Cabral e Coronel Marcos de Andrade, a partir das 9 horas. De acordo com o secretário de Cultura, Rafael Morosini, esta edição terá a participação de cerca de 30 entidades tradicionalistas.

Já o Desfile Cívico em Águas Claras inicia às 14 horas e contará com a participação de 13 escolas e três entidades tradicionalistas. A concentração é próxima à EMEF Apolinário Alves dos Santos e o desfile será realizado na rua paralela à ERS 040.

Caso chova no sábado, o Desfile Cívico será transferido para outra data, mas o Farroupilha acontece com qualquer tempo.

Saiba mais sobre a Revolução Farroupilha:

O Estado do Rio Grande do Sul vivia basicamente da pecuária extensiva e da produção de charque, que era vendido para outras regiões do País. No início do século XIX, a taxação sobre o charque gaúcho tornava o produto pouco competitivo, e logo o charque proveniente do Uruguai e da Argentina passou a abastecer esta demanda;

Alguns estancieiros, em sua maioria militares, propuseram ao Império Brasileiro novas alíquotas para seu produto, a fim de retomar o mercado perdido para os vizinhos do Prata. A resposta não foi nada satisfatória. Indignados com o descaso da Corte e cansados de ser usados como escudo em várias guerras na região, os gaúchos pegaram em armas contra o Império;

A Revolução Farroupilha é o mito fundante da cultura gaúcha. É a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Tradições Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024