19 SET 2014
Desfile na Santa Isabel comemora o aniversário de 273 anos de Viamão

Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o Desfile Cívico na Santa Isabel na tarde deste domingo, dia 14. A data também celebrou os 273 anos de Viamão. Todas as escolas municipais que desfilaram na avenida Liberdade homenagearam a cidade em um de seus pelotões. No total, foram 23 homenagens, desde a educação infantil, até os formandos do ensino fundamental.

Em seu discurso, o prefeito, Valdir Bonatto, ressaltou que Viamão é a Terra das Oportunidades, com potencial de desenvolvimento para o turismo rural, para o turismo de negócios, para a tecnologia e para a indústria, entre outros. “Temos muitos motivos para nos orgulharmos de Viamão. É uma terra que está se afirmando em busca de uma autoestima, com ações positivas: como ser uma das sedes da Copa do Mundo; como a Terra das Oportunidades, que visa atrair empresas para o município, gerando emprego e renda, desenvolvendo a cidade e qualificando mão de obra. Tudo isso é motivo de orgulho e será de muito mais.

Quero deixar, neste 14 de setembro, 273 anos de Viamão, um agradecimento à população que está construindo, juntamente com a administração municipal, o futuro de Viamão. As ações do presente estão nos permitindo enxergar uma cidade mais desenvolvida, uma Viamão que dá aos seus cidadãos um serviço público de qualidade. Convido a todos que sonham com este modelo de cidade, que continuem nos ajudando e que tenham orgulho da nossa Viamão.”

Desfile

A EMEF Santa Isabel abriu o Desfile Cívico e levou para a avenida todos os projetos desenvolvidos na instituição. A EMEF Ricardo Faicker Nunes levou uma árvore gigante, em forma de quebra-cabeça, que era montada a cada 50 metros andados. Já a EMEF Paulo Freire encenou a lenda do Negrinho do Pastoreio, entoando a música “Vento Negro”, de José Fogaça, em forma de capela. A EMEF Luciana de Abreu levou um pelotão homenageando o programa Mulheres Mil, onde as mulheres da região estão recebendo capacitação profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifrs). Já a EMEF Alberto Pasqualini levou bolo, palhaços, pernas de pau e muitos balões, que foram soltos na avenida, comemorando os 273 anos de Viamão e os 50 anos da escola. A última escola a desfilar foi a Vinte de Setembro, seguida pelo pelotão das equipes da Secretaria de Educação, realizadora do evento, e da Vigilância Municipal, responsável pela segurança do desfile. A Banda Musical da Vinte de Setembro encerrou as atividades com a interpretação do Hino Rio-Grandense.

A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, parabenizou a equipe diretiva das escolas pelas belas apresentações e sua equipe de funcionários, pela organização e condução dos desfiles. A região de Águas Claras terá o seu Desfile Cívico no dia 20 de setembro, a partir das 14 horas, nas imediações da EMEF Apolinário Alves dos Santos.

Também estiveram presentes no Palanque Oficial, prestigiando todo o evento, a primeira dama do município, Sabrina Bonatto, o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Giusti, a diretora-geral de Educação, Rejane Viegas, e o diretor-geral da Fazenda, Júlio Girardi, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Isolda Fraga.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024