19 SET 2014
Semana Farroupilha na Amador Nunes da Rocha

Com a chegada de uma centelha da Chama Crioula, na manhã desta segunda-feira (15), foi aberta oficialmente a Semana Farroupilha na Escola Municipal Amador Nunes da Rocha, localizada no Espigão, região rural de Viamão. Um grupo de cavalarianos da região conduziu o símbolo da cultura do Rio Grande do Sul, do Acampamento Farroupilha de Viamão até a Escola, marcando o inicio das festividades. Participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco; a diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rejane Viegas; o diretor-geral da Secretaria Municipal da Cultura, Alexandre Shmals e a assessora pedagógica da SME, Cleonice Sorgen.

A centelha foi entregue à diretora da escola, Gilmara Castro, e ao vice-prefeito, André Pacheco, e, logo após, a chama foi conduzida até o galpão gaúcho. Gilmara explicou que o espaço foi especialmente construído este ano, com a ajuda da comunidade escolar para acolher as festividades Farroupilha e para proporcionar a vivência das tradições gaúchas no ambiente escolar. “É motivo de orgulho receber um dos maiores símbolos da nossa cultura. Agradeço a toda a comunidade que acompanha e participa deste momento.”

O vice-prefeito falou sobre a importância de cultivar as tradições. “O Rio Grande do Sul tem uma história que nos orgulha e que deve ser cultivada. Parabéns à Escola Amador por proporcionar uma semana tão valorosa, cheia de tradição e respeito à cultura gaúcha”, destacou Pacheco.

A manhã seguiu com música tradicionalista e apresentações artísticas dos alunos. Os estudantes mostraram sua dedicação e talento em danças, canto e declamações de poesias. As festividades da Semana Farroupilha na escola Amador Nunes da Rocha seguem até o dia 26 de setembro.