19 SET 2014
Semana da Capoeira: desafios e possibilidades na escola

A 3ª Semana Municipal da Capoeira iniciou hoje no município de Viamão e está sendo realizada numa parceria entre a Secretaria Municipal deEducação (SME) e os grupos de capoeira Angola Raízes do Sul, Acapoeira, Nação, Muzenza, Aruanda e Acazup. A abertura aconteceu no auditório daSME, com a palestra do mestrando em Psicanálise da Educação, Eraldo Gabriel de Souza, o Mestre Beija Flor, vindo do Ceará.

O mestre Beija Flor é conhecido nacionalmente por desenvolver o projeto deeducação inclusiva, trabalho que já pratica há 19 anos. Aqui no Estado, o mestre Beija Flor aplicou sua técnica no município de Canoas, em 2005. Segundo ele, a Capoeira Inclusiva estimula crianças, jovens e adultos com deficiência a superar limites. “É uma terapia para a inclusão. Ela desenvolve a psicomotricidade, a noção espacial, temporal, a percepção, acoordenação motora, o equilíbrio, a força, a expressão corporal, a musicalidade, a cognitividade e eleva a autoestima’’, destaca.

Para o mestre Beija Flor, a inclusão é celebrar a diversidade humana, respeitando os seus limites e suas potencialidades, mostrando as suas possibilidades. “Capoeira é a arte de sentir-se bem, mexendo o corpo e extravasando as suas emoções. Trabalhar a capoeira na escola é instigar o poder da transformação. Na roda de capoeira existem os encontros e desencontros, entradas e saídas, jogo de dentro e jogo de fora. É a volta ao mundo, é o dobrar da esquina, um berimbau bem tocado, uma ladainha bem chorada, é cabeçada, é rasteira, é um desequilíbrio para um equilíbrio, é a chamada para uma possibilidade de recomeço, é a linguagem corporal e verbal.”

A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, ressalta que acapoeira, como esporte, está sendo desenvolvida em 12 escolas da rede municipal, através dos programa Escola Aberta e Mais Educação. “Além detrabalhar a cultura afro-brasileira e sua importância na história para a formação do país, a capoeira está alicerçada em valores, regras, inclusão e respeito ao próximo, ingredientes importantes para a formação cultural, social e cidadã do educando.”

À tarde, a SME promoveu uma Roda de Capoeira, com a participação do mestre Beija Flor e de capoeiristas da Escola de Capoeira Angola Raízes do Sul, Grupo ACAPOEIRA, Associação de Capoeira Nação, Grupo Muzenza, Grupo Aruanda e Grupo ACAZUP, além dos alunos da das escolas municipais Jardim Viamar e Nossa Senhora de Fátima, que desenvolvem aCapoeira no projeto Mais Educação.

Na quarta-feira, dia 17, acontecem as oficinas de capoeira nas escolas municipais. Pela manhã, na escola de Ensino Fundamental Nossa Senhorade Fátima, em Águas Claras; e, pela tarde, na escola de Educação Infantil Possidônio da Cunha, ministradas pelos capoeiristas e pelo Mestre Beija Flor. A partir das 19h30, no Centro Municipal de Cultura e Esporte (Rua Açores, 951, Tarumã), acontecerá a Noite da Capoeira, com a participaçãodas escolas municipais, com as turmas de EJA.

Na quinta-feira, dia 18, seguem as oficinas de capoeira. Pela manhã, ela será realizada na escola municipal Santa Isabel. E, à tarde, na Praça deItapuã com as escolas da região. As atividades da Semana Municipal deCapoeira encerram com uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores (Av. Cel. Marcos de Andrade, s/nº, Centro), na sexta-feira, dia 19, a partirdas 18 horas.

Saiba mais:

A capoeira é uma luta 100% brasileira e foi criada no século 17 por escravos africanos da etnia banto. Por causa da origem, ficou proibida oficialmente até 1937, embora nunca tenha deixado de ser praticada;

Nos anos 30, o baiano Manuel dos Reis Machado, o mestre Bimba, tirou os capoeiristas do chão, quebrou o gingado e incorporou golpesde outras lutas. Sua criação, a capoeira regional, se diferencia até hoje da capoeira angola, mais tradicional e difundida a partir dadécada de 1910 pelo baiano Vicente Ferreira, o mestre Pastinha;

No século 20, a capoeira virou esporte, com direito a confederação nacional;

A capoeira é praticada por 6 milhões de brasileiros. No mundo, são 8 milhões de capoeiristas espalhados por mais de 160 países;

O mestre é um símbolo, um orientador. Não se torna que é exímio capoeirista ou se julga intocável na roda, mais quem trabalha em prolda capoeira na sua projeção na sociedade. “Ser Mestre é assumir um compromisso com a arte que se ama. Para isso é preciso respeito com a hierarquia, com a filosofia e experiência de roda”, encerra o mestre Beija Flor.