21 JUL 2014
Zeferino encerra semestre com apresentação de trabalhos aos pais

A EMEF Zeferino Lopes de Castro, localizada na estrada da Pimenta, zona rural de Viamão, encerrou as atividades do ano letivo do primeiro semestre com apresentações dos projetos desenvolvidos em grupo. O evento foi realizado nesta sexta-feira, dia 18, e culminou com a festa julina. Os pais foram convidados e ao chegar na escola já entravam no clima, pois as mães recebiam sardas pretas e os pais ganhavam um bigode caprichado. Os professores e a direção eram confundidos com as crianças, todos caracterizados com vestidos de chitas, pinturas, remendos e chapéus.

De acordo com a diretora da instituição, Rosa Maria Stalivieri, a Mostra de Projetos do 1º Semestre encerra um ciclo de projetos que inicia a cada semestre com a Atividade Disparador, que é uma saída a campo com todos os alunos. “Levamos os alunos ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS para mostrar vários temas e despertar o interesse. Depois disso, os alunos vieram para a escola e se dividiram em grupos por interesse”, explica a diretora. Os 119 alunos se dividiram e puderam estudar mais profundamente alguns assuntos, desenvolver a pesquisa através de dúvidas e apresentar, ao final, suas conclusões.

O grupo Curió apresentou o tema tempestade, utilizando a dramaturgia para isso. Os alunos dos 4º e 5º anos fizeram um estudo sobre carrinhos com controle remoto, como a energia faz o movimento. Outros grupos estudaram baleias, vulcões, terremotos, geração do som no celular, cavalo crioulo, entre outros temas.

“Essa gama de trabalho foi despertada após a inclusão digital na escola, através do projeto da Telefônica/Vivo – Escolas Rurais Conectadas, onde cada aluno recebeu um tablet ou um netbook com acesso a uma rede de alta velocidade. A partir daí os alunos tiveram acesso a uma gama de informações, com vídeos, estudos técnicos e ilustrações”,ressalta.

Lego

A escola Zeferino, por participar do projeto da Vivo, também recebeu gratuitamente da LEGO Educational Division o Kit para desenvolver o projeto de Educação Tecnológica LEGO, que está na fase de implantação. Quem está facilitando esse processo na escola é o professor de Matemática, João Roxo. De acordo com ele, o trabalho está sendo aplicado para os alunos em grupo. “Estamos iniciando o programa com os alunos e estamos incentivando o trabalho em equipes, para todos colaborarem. Está sendo uma experiência muito gratificante, pois os alunos da zona rural não tinham acesso a esse brinquedo. Ficaram muito interessados e todos queriam propor um projeto. Nesse trabalho posso trabalhar a criatividade, a geometria, o volume, o cálculo, o raciocínio lógico, a grandeza, a velocidade e o tempo”, completa.

Na próxima semana, a consultoria da LEGO estará na escola para capacitar os professores sobre a programação robótica LEGO. Conforme Roxo, a ideia é incentivar os alunos a construírem robôs para competição de mesa, fazendo circuito de pista.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024