16 JUL 2014
Viamão na rota dos melhores vinhos

O Rio Grande do Sul concentra 85% da produção nacional de vinhos. E quem disse que Viamão não possui o produto, está totalmente enganado. Adega Solar é uma vinicultura situada na região do Espigão e nasceu de um sonho de produzir um vinho natural e especial na cidade. Assim, o vinho é produzido de forma artesanal.

Em 2001, o casal Carlos Manuel Dias (Nenel) e Elizabeth Braze começou a pensar na idéia de produzir seu próprio vinho. No verão de 2004 a procura por uma atividade produtiva começou a dar certo e foram produzidos 300 litros de vinho. De acordo com Dias, hoje a Adega Solar é um sucesso. São cultivadas oito tipos de uva, produzidos 11 tipos de vinho, suco e conhaque. “Começamos com pouca coisa, hoje produzimos 18 mil litros em 10 hectares, além de 70 mil quilos de uva para comercialização”, cita.

Toda a produção é vendida em feiras, para pessoas desconhecidas que passam pelo local ou por fregueses habituais. Com um sorriso no rosto, seu Nenel, como é conhecido, fala dos diversos tipos de vinhos feitos em sua casa como tannat, cabernet sauvignon, entre outros, e claro, do conhaque apreciado por muitos. “Todos dizem que o conhaque é muito bom e foi o primeiro produzido em Viamão”, conta.

Para o Diretor de Agricultura e Abastecimento, Leandro Fraga, a pasta vem incentivando e ajudando o desenvolvimento do pequeno produtor no município. “Estamos dando mais uma vez um passo importante na agricultura familiar, uma luta que vem de longa data, principalmente para esses agricultores, produtores de vinhos, sucos e outros derivados da uva”, ressalta Leandro.

A Adega começou com pipas de madeira e máquinas antigas, que hoje já foram trocadas por máquinas e pipas de maior tecnologia. Os vinhos produzidos são bastante conhecidos na região e estão ganhando fama no Estado e na Europa, onde foram levados por seus criadores para serem avaliados por enólogos profissionais. A produção não possui corantes, açúcar e nenhum aditivo.

Nenel é o único produtor de vinho de Viamão e seu produto tomou o caminho inverso de outros produtores – “na minha propriedade fazemos tudo: plantio, cultivo, poda, colheita e vinificação, enquanto uns produtores apenas produzem e outros fazem a vinificação”, explica.

Interessados em mais informações sobre os vinhos da Adega Solar podem entrar em contado pelo telefone: 3108-7843 ou 9949-6259 e pelo site: www.aadegasolar.weebly.com

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024