15 JUL 2014
Inscrições abertas para apadrinhamento afetivo

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social está com as inscrições abertas para o programa de Apadrinhamento Afetivo. O programa já existe no município há mais de cinco anos e apresenta resultados positivos. Consiste em apadrinhar afetivamente crianças e adolescentes que hoje estão sob a tutela do município, em abrigo municipal ou em casas lares. “Este programa permite que crianças e adolescentes, em acolhimento institucional, tenham outras referências de vida, além dos profissionais que com eles convivem. Queremos que as crianças e adolescentes cresçam tendo vínculo afetivo, também com alguém em especial, construindo a sua autoestima, mais seguras em seus relacionamentos sociais e afetivos”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro.

A pessoa interessada em apadrinhar afetivamente uma criança passa por algumas etapas antes do primeiro contato. Feita a inscrição, que pode ser por telefone, os interessados são chamados para entrevista. Após a entrevista, há uma visita domiciliar. Passada essa etapa, os selecionados são convidados a participar de oficinas, com cinco encontros. Só depois disso, se a pessoa realmente quiser apadrinhar afetivamente uma criança, é que ela é apresentada. Hoje o município possui a tutela de cerca de 45 crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, destituídas de suas famílias e que podem ser apadrinhadas.

O que o padrinho faz?

Para ser padrinho, ou madrinha, não é necessário estar casado. Podem ser pessoas solteiras, maiores de 21 anos, que serão uma referência emocional para estas crianças. Os encontros serão quinzenais, onde o apadrinhado irá passear e vivenciar o contato com uma família. “Elas poderão passar com seus padrinhos as datas comemorativas ou um período das férias escolares. Temos comprovado que a autoestima destas crianças aumentam e o rendimento escolar melhora muito. Crianças e adolescentes com referências concretas se tornam adultos felizes. Já os adultos que reconhecem a importância desta troca afetiva com seus afilhados dão uma nova dimensão às contribuições solidárias”, encerra Belamar.

Hoje o município possui um acolhimento institucional e oito casas lares. Os interessados em participar do programa, que tenham disponibilidade de dar carinho e afeto, podem se inscrever pelo telefone (51) 3485.1596. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail altacomplexidade@pmviamao.com.br

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024