10 JUL 2014
Atendimento diário destinado às crianças

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma média de 5% a 7% das crianças e adolescentes sofrem de transtornos mentais. O CAPS Infantil é um serviço de atendimento diário destinado à infância comprometida com algum grau psíquico. O CAPS Infantil Aquarela foi inaugurado em maio, e cada detalhe da sua estrutura física foi pensado para receber toda criança portadora de qualquer distúrbio, como neuroses graves, psicoses, autismos e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais. Além disso, possui uma equipe multidisciplinar preparada para apoiar pacientes e familiares nos momentos mais críticos. O CAPSi “Aquarela” também presta atendimento a usuários de drogas.

O centro oferece oficinas culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, oficinas expressivas (dança, técnicas teatrais, pintura, argila, atividades musicais) e oficinas de alfabetização, o que possibilita exercitar a escrita e a leitura, como um recurso importante na reconstrução da cidadania. No CAPS também são oferecidas atividades de suporte social, grupos de leitura e debate, que estimulam a criatividade, a autonomia, e a capacidade de estabelecer relações interpessoais impulsionando-os à inserção social.

Vários estudos indicam que, crianças que recebem atendimento e acompanhamento o mais cedo possível, tendem a se desenvolver socialmente e até a exercer funções que, sem os atendimentos oferecidos por serviços como o CAPS Infantil, os impediria de desenvolver. Esse trabalho é fruto de parceria entre as secretarias de Cidadania e Assistência Social, Educação e Saúde, que trabalham com novas práticas que garantem a construção de políticas públicas integradas capazes de enfrentar, intervir e transformar realidades decorrentes das demandas sociais.

A coordenadora do CAPS Infantil, Cristiane Inácio, ressalta ainda que a estrutura atual do centro é excelente e proporciona uma maior qualidade no atendimento às crianças. “O atendimento no novo local mais que dobrou. Estamos de portas abertas para a comunidade e hoje temos em torno de 380 crianças ativas no centro”, afirma Cristiane.

O CAPS Infantil Aquarela acolhe menores de 18 anos, com transtornos mentais graves ou pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas. O acolhimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto às quintas-feiras à tarde, onde o expediente é interno.

O CAPs Infantil está localizado na avenida Bento Gonçalves, 443- centro. Telefone para contato: 34466928