01 JUL 2014
Saiu na mídia: GRÁVIDAS EM VIAMÃO

Da descoberta até o nascimento. Saiba a importância da realização do pré-natal pelas gestantes e como esse tratamento está sendo realizado pelo Sistema Único de Saúde do município.

Mais de 3.400 nascimentos por ano. Essa é a média de partos realizados somente em Viamão. Para atender toda esta demande, hoje o município conta com 16 Unidade Básicas de Saúde, destas, 12 contam o programa Saúde da Família. A secretária de Saúde, Sandra Sperotto, ressalta que é importante a mulher procurar uma unidade logo que perceber os primeiros sinais de gravidez.

___ O acompanhamento desde os primeiros meses é essencial para realizarmos os principais exames, para que a mãe receba orientações e também para que possamos trabalhar com o ambiente em que ela está inserida, saber se a gravidez foi desejada ou não. São diversos os fatores. Nosso foco é garantir o acesso e a qualidade do acompanhamento pré-natal, com humanização.

É importante que durante a gravidez as futuras mães sejam acompanhadas por profissionais de saúde. Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida.

O ideal é que as mães iniciem o pré-natal no primeiro trimestre, assim que souberem da gravidez. As consultas e exames permitem identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a aids e a sífilis. Outra doença, que está com alta incidência em Viamão, é a hepatite, bastante frequente em usuários de drogas injetáveis.

Alguns desses problemas podem causar o parto precoce, o aborto e até trazer conseqüências mais sérias para a mãe ou para o seu bebê.

EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A secretária diz ainda que os médicos da Saúde da Família, assim como os enfermeiros, são preparados e treinados para fazer o pré-natal.

___ As pessoas muitas vezes não atendem e acham que não estão recebendo o tratamento adequado. Um médico de Saúde da Família não é como um clínico geral. Ele é focado, acima de tudo, no contexto familiar em que a pessoa está inserida. Para as grávidas de baixa complexidade, que são a maioria, o tratamento está correto e os profissionais foram capacitados para lidar com isso. Não é necessário um obstetra ou ginecologista, como a maioria pensa.

Sandra explica ainda que nos casos de alta complexidade, que são em torno de 15%, as gestantes são encaminhadas para o tratamento específico, mas seguem com o apoio da equipe que está lhe atendendo.

___ A gente pede para elas trazerem os exames, o retorno desse tratamento, para que a gente tenha o controle. Diferente do que acontecia antes, quando tinha 60 gestantes na fila de espera para tratamento de alta complexidade.

Exames essenciais são feitos

Em relação a dificuldade para marcação de ecografias, a secretária explica que conforme dados científicos do Ministério da Saúde, a não realização de ecografia não prejudica o pré-natal da gestante.

___ As mãe não sabem que muito mais importante que a eco está, por exemplo, o hemograma, o exame de HIV, de urina, dados que vão resultar no tratamento antecipado de doenças que podem trazer riscos para a mãe e para o bebê, como o parto prematuro e complicações. Estes são realizados pelo município com rapidez ___ lembrou Sandra.

Dificuldades para fazer ecografia

A jovem Rafaela Machado, de 25 anos, está grávida de sete meses de seu primeiro filho, Guilherme. Ela conta que está fazendo o pré-natal no posto de saúde da vila Esmeralda.  Usuária do Sistema Único de Saúde, desde o início da gestação, ela conta que não conseguiu ser atendida por um ginecologista ou obstetra, como gostaria. Apesar disso, Rafaela se diz satisfeita com o tratamento recebido até agora, mas faz uma ressalva:

___ As consultas são realizadas todo o mês. Quanto a isso não posso reclamar e nem quanto a qualidade da consulta, que é boa. Mas quem atende é Clínico Geral, junto com os  enfermeiros. Eles me dizem que não tem ginecologista aqui em Viamão, pois não é necessário. Tive que pagar um particular para receber um atendimento especializado___ diz.

Assim como a dificuldade de encontrar um ginecologista, Rafaela também conta sobre a inexistência de horários para marcação de ecografias.

___ Eu precisei de uma ecografia morfológica de urgência e tive que pagar. Essa custou R$ 100. Aqui em Viamão não é que não tenha, mas os próprios médicos dizem que não tem agenda e vai demorar muito tempo. Não é sempre que podemos esperar. Ainda bem que posso pagar por essas exceções. Mas e quem não pode? ___ questiona Rafaela.

Fonte: Diário de Viamão - 25 de junho/2014.