01 JUL 2014
Um novo lugar para as ‘pessoas do bem’

Quando o funcionário Alcides de Souza Borba, que há 25 anos trabalha na Prefeitura, começou a operar a escavadeira hidráulica iniciando a demolição da antiga sede da Associação Comunitária da Vila Cecília embaixo de uma garoa fina, no último sábado, 28, iniciou-se a construção do primeiro Centro de Iniciação ao Esporte de Viamão. “As lembranças de tudo o que já foi este lugar ficarão, mas o progresso é fundamental para a melhoria da vida de todos”, afirmou em sua fala Luis Fernando Santos, presidente da Associação.

Planejado para ser um centro de convivência de toda a comunidade da Cecília e do 4º e 8º Distritos, o CIE terá um investimento de R$ 4.800.000,00, divididos entre os Governos Federal e Municipal, com ginásio poliesportivo, quadras de esporte, academia, pista de corrida e todas as unidades de apoio administrativo a este funcionamento. Outra novidade é que este local abrigará a futura sede da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

Com previsão de término no início de 2015, o local é definido pelo prefeito Valdir Bonatto como “uma grande área de convivência de famílias e pessoas do bem”. Nas palavras do administrador, fazer a obra “é ainda a parte fácil, fazer a gestão do lugar para que este sirva de melhoria na qualidade de vida das pessoas é o que diferenciará o sucesso desta ação. Nosso governo quer criar perspectivas de um futuro melhor para todos”.

Com o aumento de circulação de pessoas próximo ao CIE, também foi feito um estudo e planejamento de pavimentação de várias ruas próximas, como a Guanabara até a Plácido Mottin, Tarso Dutra até a Jurema e esta até a Paraná, além da Visconde de Macaé e 28 de Outubro, que será pavimentada ligando a Gaúcha à Cecília. “Estas ruas são as primeiras dentro de uma nova lógica de mobilidade urbana que construímos para a região”.

Além do prefeito e do vice André Pacheco, estavam presentes os secretários de Obras Russinho, do Transporte Luiz Preuss – Barbarotti e do Meio Ambiente Francisco Pinto, também os vereadores Leandro Aguirre, Maria Rita, Maninho Fauri e o vereador licenciado Tiquino.

Plano de Mobilidade Urbana para Santa Isabel

Também no sábado, 28, o prefeito Bonatto, junto com a Comissão de Mobilidade Urbana da região, apresentou à comunidade o Plano de Mobilidade Urbana da Santa Isabel. O plano prevê recuperar vias de caráter de ligação secundária na região da Santa Isabel. Cerca de 36 mil metros quadrados de vias receberão asfalto – serão 5 km de extensão de ruas recuperadas e pavimentadas. Conforme o prefeito Valdir Bonatto, o objetivo é desafogar o trânsito de algumas vias, como a Av. Liberdade, e também viabilizar o processo de urbanização e o crescimento de outras regiões do município.

Para o secretário de Transporte Barbarotti, “o plano é o retorno rápido da administração às solicitações da comunidade, que há anos esperavam por respostas”. A região da Santa Isabel é “a região com o comércio mais forte da cidade e com estas mudanças estaremos auxiliando em muito o fluxo do trânsito e, consequentemente, o comércio local”, afirma o secretário de Gestão e Relações Institucionais André Pacheco.

De acordo com Bonatto, a administração municipal trabalha por regiões. Após as alterações no trânsito do centro da cidade, “agora é a vez da Santa Isabel. Trabalhamos com planejamento. Primeiro desafogamos os nós da região central mas, enquanto isso, as alterações aqui na Santa Isabel estavam em andamento. Há seis meses que a Corsan já está fazendo intervenções no esgotamento sanitário/saneamento público, o primeiro passo para que possamos entrar com as pavimentações e alterações nas ruas. E todas com rampas de acesso, calçadas, iluminação com lâmpadas de led que estaremos testando aqui e, no futuro, câmeras de monitoramento para maior segurança de nossos moradores. A comunidade está participando diretamente nesta construção”, afirma satisfeito Bonatto.

Alguns trechos receberão capeamento e/ou recapeamento asfáltico e outras áreas serão pavimentadas, totalmente ou em parte das vias. A execução destas obras será feita com recursos próprios da Prefeitura e terá um custo estimado de R$ 4 milhões.

Confira as vias que receberão melhorias: Casemiro de Abreu, Catedral, Claudete Luca da Rosa, Guanabara, Lauro Bandeira Lopes, Lisboa, Maranhão, Marcelino Pacheco, Quintino Boneto, Santa Isabel, Ramiro Cardoso de Fraga, Triângulo, Jurema, 28 de Outubro, Tarso Dutra e Visconde de Macaé.

Depois da Santa Isabel, a administração irá centralizar esforços e mudanças na região da 40.