01 JUL 2014
Conselho de Saúde aprova Plano Municipal de Saúde de Viamão

O Conselho Municipal de Saúde aprovou, na sua plenária de junho, o Plano Municipal de Saúde. O Plano define as diretrizes, ações e metas para serem executadas pela Secretaria Municipal da Saúde, no período de 2014 a 2017, mesmo período estabelecido pelo Plano Plurianual, para qualificarem o Sistema Único de Saúde no município.

Para a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, o documento, além de se constituir uma exigência legal, é um instrumento fundamental para o alcance das metas do setor da saúde. “Realizamos a análise situacional do município e da saúde da população, onde foram buscados dados para embasamento das necessidades apontadas pela população nas Conferências das Cidades, nos indicadores de saúde, através dos bancos de dados dos principais sistemas de informação do SUS e IBGE, bem como os apontamentos feitos pelo Conselho Municipal de Saúde”, explica a secretária Sandra.

Com a construção do Plano, também foi possível definir a Missão, a Visão e os Valores da Saúde do município, itens fundamentais, na opinião da secretária, para promover a integração, a motivação e o comprometimento dos funcionários, bem como a ampliação da confiança dos viamonenses. “A estratégia é atender aos cidadãos através de ações de promoção à saúde, prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento, reabilitação e alívio do sofrimento através da organização de sistema de saúde, que tenha como porta de entrada a atenção primária à saúde, garantindo acesso aos demais níveis de atenção local ou regionalmente”, conta Sandra.

O Plano estava sendo analisado pelos 28 conselheiros municipais de Saúde, desde dezembro. De acordo com Sandra, todas as ressalvas apontadas pelo CMS foramconsideradas, garantindo ainda mais o comprometimento de todos em prol das metas do setor de saúde. “O documento garantirá o compromisso futuro com a qualificação do setor, mesmo após a troca de governo, pois prevê investimentos em conjunto com o Plano Plurianual. Com isso, a população só tem o que comemorar”, festeja a secretária. O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é formado por representantes do governo e prestadores de serviços (25%), por profissionais (25%) e usuários organizados (50%).

Veja algumas metas e diretrizes estabelecidas no Plano

Aumento da cobertura populacional estimada pelas equipes de Atenção Básica: Em 2012 atingia-se o percentual de 9,9%. Em 2013 o percentual aumentou, chegando a 11%. Já em 2014, 45% da população é atendida. A meta é chegar a 55% da população em 2017;

Construção e ampliação de unidades de saúde para melhor atender à população: Em 2014 serão construídas duas novas unidades - São Lucas e Vila Universal e ampliadas mais quatro unidades - Santa Isabel, Águas Claras, Vila Elza e Augusta Marina. Até 2016 estão previstas a construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde no Bairro Krahe e Estalagem.

Implantação de Equipe de Saúde da Família: Ampliação das equipes de ESF chegando a 29 equipes em 2014, atendendo mais de 40% da população. A meta é chegar em 2016 atendendo mais de 50% da população através de novas equipes implantadas.

Acolhimento: Implantação, em 2014, e capacitação permanente nos anos subseqüentes, do acolhimento nas Unidades de Saúde para a humanização do atendimento, oportunizando-o a todos os usuários que chegam ao serviço de saúde, acabando com as filas na madrugada.

Qualificação do atendimento nas urgências e emergências: Com a aquisição de três novas ambulâncias em 2013 para o serviço de Remoções e a habilitação de uma base tipo suporte avançado e duas bases de suporte básico do SAMU o tempo médio de resposta caiu para 15 minutos. A UPA – Unidade de Pronto Atendimento está em fase de construção e deverá iniciar sua operação em 2015.

Qualificação e ampliação da rede de serviços no Hospital de Viamão em 2014: Com a ampliação do laboratório de especialidades e o aumento do número de leitos.