18 JUN 2014
Prefeitura e Caixa assinam termo para implantação do Centro de Iniciação ao Esporte em Viamão

Viamão está mais perto de ter seu primeiro Centro de Iniciação Esportiva (CIE), que será construído na Vila Cecília, na região do 4º e 8º distritos.

Na tarde de segunda-feira, 16, o prefeito Valdir Bonatto e o representante da Caixa Econômica Federal Alberto Frederico Haefliger assinaram termo de compromisso que garante os recursos para construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O termo define que a Caixa será o órgão interveniente entre município e Ministério do Esporte, repassando os recursos para a implantação do Centro.

No final do ano passado, o prefeito esteve em Brasília para o anúncio dos municípios contemplados com os centros esportivos. O prefeito pleiteou o CIE ao governo federal no início de sua gestão, para ser construído na Vila Cecília, no espaço em frente à Escola de Educação Infantil Santa Cecília, onde atualmente funciona o salão comunitário da associação dos moradores – rua Moisés Boneti, 40 .

Os membros da Associação Comunitária da Vila Cecília - Luiz Fernando Santos, Márcia Viana, José Réquia e Mario Dutra – participaram do ato. O presidente da associação, Luiz Fernando, apoia a iniciativa do governo e destaca a importância da obra para as famílias da Cecília e bairros adjacentes. “Esta obra será um incentivo da prática de esporte no município, um espaço para que os jovens e crianças pratiquem diversas modalidades esportivas, se divirtam e fiquem longe das coisas ruins da vida, como as drogas”, ressaltou.

Conforme o prefeito Bonatto, o Centro Esportivo também sediará a Secretaria de Esportes do município. “A ideia é revelar grandes talentos viamonenses e garantir cidadãos de bem. Hoje Viamão não possui um equipamento como o que será construído na região do 4º e 8º distritos. Ficamos felizes em levar essas melhorias na área de esporte e lazer para a região, que engloba diversos bairros e milhares de pessoas”, destaca.

Cronograma

A partir de agora, o município tem um prazo de 30 dias para realizar a sondagem do solo - processo usado para conhecer o subsolo fornecendo informações importantes para escolher o tipo de fundação. Após a sondagem, profissionais da Prefeitura realizarão o projeto de fundação. Conforme o engenheiro da Prefeitura Nilton Magalhães, a obra deve ser iniciada em setembro próximo e o prazo para conclusão é até abril de 2015. O engenheiro ressaltou também que a prefeitura já realiza a canalização do córrego localizado ao lado da área do CIE.

Entenda o que é o Centro de Iniciação ao Esporte

Viamão configura na lista dos 263 municípios que foram contemplados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, para receber um módulo do Centro de Iniciação ao Esporte. O espaço faz parte da política de ampliação da oferta de infraestrutura de equipamentos públicos esportivos qualificados e das ações que incentivam a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O investimento é de mais de R$ 3,3 milhões. O modelo de CIE destinado para Viamão é o Modelo II, em terreno de 3.500m², com um total de área construída de 2.750m². Neste projeto estão inclusos um ginásio poliesportivo, com arquibancada para 177 lugares, área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público) e também uma quadra externa descoberta.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024