29 MAI 2014
Educar para crescer

A Secretaria de Educação realizou na última semana, no colégio Walter Graff, um encontro para debater o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O mesmo inclui avaliações anuais, formação continuada de professores e distribuição de materiais didáticos para educação infantil e anos iniciais.

PNAIC foi implementado no ano de 2013, como um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, com o intuito de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, formando assim, o ciclo de alfabetização.

A formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo, e o acompanhamento dos resultados das avaliações sistemáticas aplicadas, são ações incluídas dentro da proposta do PNAIC.

De acordo com a diretora pedagoga Márcia Culau, essa é uma forma da pasta dar auxílio na qualificação do trabalho do educador “trabalhamos com a excelência, e isso vai dar suporte ao professor alfabetizador para fazer seu trabalho em sala de aula” ressalta Márcia.

Para a diretora Gilmara Castro da Escola Amador Nunes da Rocha, localizada na área rural, na região do Espigão, este evento realizado pela Secretaria é de suma importância “com o pacto a rede fica integrada, temos condições de analisar o nível de alfabetização do nosso município” frisa a diretora.

Atualmente, 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas e a alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno. Para mudar este quadro, o Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado entre municípios, Distrito Federal, estados e governo federal, o objetivo do pacto é alfabetizar em português e matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O evento contou com apresentação de Luciana Picolli, professora de Didática e Ensino da Língua Materna do Departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Luciana afirma que Viamão possui uma rede escolar diferenciada “as escolas têm o apoio da pasta, o que é fundamental e os professores estão se aprimorando com palestras e cursos” cita a professora.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024