27 MAI 2014
Oficina de grafitagem na Padre Schneider

O programa Arte-educação, instituído na Secretaria Municipal de Educação, oportuniza aos alunos o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. O aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Dessa forma, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Schneider, Daisy Bernardes, oportunizou aos alunos o contato com a arte do grafite – considerada a maior expressão urbana.

A oficina foi realizada pelo desenhista e grafiteiro Paulo Ice. De acordo com Daisy, a ideia era propor uma atividade diferente aos alunos. “O grafite é pouco difundido aqui em Itapuã e tivemos o cuidado de consultar os pais para que autorizassem os seus filhos a participar. Por ser pouco difundido na região, o grafite era confundido com pichação. O resultado foi surpreendente. As crianças adoraram o trabalho e os pais se comoveram com as artes criadas”, explica.

Ice iniciou a oficina com a teoria, explicando o que era grafite e como foi originado. Um vídeo ilustrou a aula e mostrou o que era possível fazer. Após, o grafiteiro apresentou as tintas e realizou uma dinâmica de um transfer (trabalho da lixa para a camiseta) e de uma pintura em um brinquedo. Após, os alunos foram para a prática. Ice ensinou como ter o domínio do spray, pintando placas de compensado e armário. A oficina foi realizada com alunos do 3º, 4º e 5º anos. O sucesso foi tamanho, que o grafiteiro irá retornar em julho, quando a escola fará a sua multifeira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024