21 MAI 2014
Viamão terá representação na Conferência Nacional de Defesa Civil

O município de Viamão participou ativamente da 2ªConferência Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado – CEPDC, realizada durante o dia de ontem (19 de maio) no Salão de Atos da PUCRS. O vice-prefeito, secretário de Gestão e Relações Institucionais e coordenador da Defesa Civil no município, André Pacheco, ressaltou a importância da sociedade civil na participação do processo. “Esta segunda Conferência definiu pontos importantes a serem trabalhados daqui para frente, como a inclusão do tema no currículo escolar para que as crianças conheçam as ações da Defesa Civil e possam transmiti-las às famílias. O trabalho educativo-preventivo também deve ser destacado como, não jogar lixo no chão e desassoreamento dos arroios.”

O evento teve a representação de 300 municípios gaúchos, com a presença de 850 delegados, onde foram eleitos 80 representantes do Estado para o encontro nacional, que acontecerá de 4 a 7 de novembro, em Brasília. Viamão será representado por dois delegados do seguimento Sociedade Civil: o bombeiro civil Francisco Solano e o chefe do Grupo de Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial, Mauro Matiotti. “Foi a primeira vez que elegemos delegados do município para a Conferência Nacional. Dentre as diretrizes tiradas, está a captação de recursos através dos governos Federal e Estadual, bem como de iniciativas privadas por meio de leis que incentivam a dedução de impostos”, acrescenta André Pacheco.

De acordo com o vice-prefeito, os municípios devem fazer um trabalho preventivo para tentar amenizar os incidentes climáticos. “Vamos captar recursos para estruturar a Defesa Civil de Viamão com equipamentos e materiais para atendermos às vítimas de calamidades.”

Viamão constituiu o Conselho de Defesa Civil no município no ano passado, quando também foi construído o Plano de Contingência e instituída a Lei Municipal de Defesa Civil. “Com isso e com as ações implementadas pela Prefeitura, conseguimos minimizar os problemas causados pelas chuvas de inverno”, encerra André Pacheco.

Ações preventivas desenvolvidas pela Prefeitura:

• Desassoreamento de arroios;

• Trabalho com os moradores das regiões com focos de alagamento, para que não joguem lixo nas ruas e os depositem em lixeiras no dia que passa a coleta domiciliar;

• Desobstrução de bocas de lobo para escoamento da rede pluvial.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024