15 MAI 2014
Abertura da Copa do Mundo Escolar

Trinta e duas escolas municipais e estaduais participarão da competição, representando os 32 países que disputarão a Copa do Mundo 2014.

Na manhã desta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início à Copa do Mundo Escolar, uma competição de futebol de campo mirim masculino que envolverá 32 escolas da rede pública municipal e estadual. Cada uma das 32 escolas representará uma seleção da Copa do Mundo 2014, e a competição seguirá a mesma tabela e moldes da Copa do Mundo.

A solenidade de abertura ocorreu no Campo do Tamoio e contou com a participação do prefeito Valdir Bonatto; do cônsul do Equador Fernando Quintana; da secretária municipal de Educação Maria Clarice Oliveira; do secretário de Esportes Carlos Marçal e do coordenador dos Jogos Interescolares do Município de Viamão, Ricardo Medeiros. Participaram também da abertura as delegações das escolas participantes da competição que fizeram um lindo desfile - os alunos estavam uniformizados e portando as bandeiras dos países que representarão durante os jogos.

A Escola Municipal São Jorge foi escolhida para representar o Equador na competição e o professor de Educação Física, Jerônimo Kawahata, falou sobre a participação de seus alunos no evento “foi um ótimo presente para a escola representar o Equador, por ser a seleção que estará hospedada na nossa cidade durante a competição. Os alunos estão muito empolgados e motivados. O esporte tem que ser valorizado e o evento é uma maneira de integrar as escolas, o que me deixa muito feliz”, ressaltou.

O prefeito de Viamão Valdir Bonatto destacou o empenho de todos os envolvidos na execução do projeto. “Esse lindo evento é fruto da união de todos os professores, diretores, estudantes e funcionários das escolas. Todos estão de parabéns pelo trabalho”. O prefeito pediu também uma salva de palmas para os alunos. “Vocês estão vivendo um momento importante e único. A Copa do Mundo mobiliza todas as nações e Viamão está incluído nesse processo com a presença da seleção equatoriana na nossa cidade durante o mundial - sendo a única equipe a hospedar-se no Rio Grande do Sul”.

O cônsul do Equador Fernando Quintana destacou a importância dos jogos e a união entre os atletas. “Competir nos faz crescer. O esporte é uma grande oportunidade para testar as nossas capacidades e trabalhar valores como cooperação, respeito às regras, compromisso e disciplina”.

A competição termina dia 4 de junho, com a disputa da grande final, quando ocorre também a premiação das escolas vencedoras. Está previsto também uma apresentação cultural das escolas que integram o projeto.

Saiba mais sobre a competição

A Copa do Mundo Escolar é uma competição de futebol de campo que reúne 32 escolas públicas – municipais e estaduais, envolvendo cerca de 600 alunos de 10 e 12 anos. As partidas começam na próxima sexta-feira, dia 16, e acontecem sempre nas quartas e nas sextas-feiras, das 9h às 15h, no Campo do Tamoio. A competição segue a mesma tabela da Copa do Mundo. No total, serão 62 partidas de futebol.

Copa do Mundo no contexto escolar

A secretária Maria Clarice ressaltou que todas as escolas participantes estão trabalhando assuntos relacionados à Copa também em sala de aula. Ela destacou que o projeto envolve um trabalho interdisciplinar, através de atividades que vão além do aspecto esportivo. “A Copa é uma oportunidade de enriquecer as aulas. Eventos como este tornam-se ótimos recursos motivacionais para desenvolver e estimular o conhecimento. Na disciplina de Geografia, por exemplo, os alunos podem fazer trabalhos e estudar assuntos em relação a localização e cultura de cada país. O objetivo é aprimorar o conhecimento em relação ao Brasil e aos demais países que participam da competição”, destacou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024