14 MAI 2014
Centro Pop e Albergue Noturno inauguram hoje

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) inaugura dois serviços inéditos em Viamão que irão oferecer atendimento especializado às pessoas em situação de rua: o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Albergue Noturno Municipal Santa Edwiges. A inauguração do Centro Pop ocorre a partir das 9h30 e a inauguração do Albergue Noturno ocorre a partir das 16h. O Centro Pop fica localizado rua Antônio Vivaldi, 454, no bairro São Lucas e o Albergue fica localizado na travessa Farroupilha, 280, no bairro Orieta.

Entenda mais sobre o Centro Pop

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro POP) funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua da rede de proteção social especial, tendo como finalidade principal a acolhida imediata deste público. O Centro POP é um espaço fundamental para o processo de ressocialização, através de ações que visam incluir essas pessoas nas políticas de assistência social dos órgãos de defesa de direito e nas demais políticas públicas – saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, moradia, cultura, esporte, lazer segurança alimentar e nutricional.

No espaço, as pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de oficinas socioeducativas. As atividades são voltadas também para a reinserção familiar dessas pessoas. O Centro POP irá oferecer serviços como acolhida individual com escuta qualificada; oficinas de ressocialização; encaminhamento para o mercado de trabalho; fortalecimento de vínculos; refeições (café da manhã, almoço e lanche); banho com kit de higiene e espaço para lavar roupas e para guardar volumes. A equipe profissional é composta por coordenador, assistente social, psicólogo, pedagogo, educador social, administrativo e cozinheira.

Onde fica:

Endereço: Rua Antônio Vivaldi, 454, no bairro São Lucas.

Horário de funcionamento: das 8 às 17h

Entenda mais sobre o Albergue Noturno Santa Edwiges

O Albergue Noturno irá oferecer serviço de albergagem noturna - serviços de pernoite, alimentação e abrigamento para pessoas em situação de rua, desabrigo ou em trânsito, seja por motivos de abandono, migração, ausência de residência, sem condições de autossustento ou ainda para aqueles que não contam mais com proteção de suas famílias. Uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, administrativos e coordenação será responsável por atender aos cidadãos que se encontram em situação de rua em Viamão. Enquanto ficam no espaço, os usuários participam também de atividades de integração. O albergamento é uma medida provisória. A pessoa fica por um período, enquanto são feitos alguns encaminhamentos, ou até que possa retornar ao seu local de origem.

Onde fica:

Endereço: Travessa Farroupilha, 280, no bairro Orieta.

Horário de funcionamento: Durante a semana o funcionamento é apenas noturno, das 17h30 até às 8h do dia seguinte. O acolhimento acontece às 17h30, com tolerância até às 19h. Durante os finais de semana e feriados o atendimento será diuturnos (24 horas), com demandas que serão encaminhadas pelo Centro POP.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024