13 MAI 2014
Feira das Flores movimentou o centro da cidade

Não existe presente melhor para uma mãe do que flores, “Porque flor é tudo de bom”. Esse é foi o slogan deste ano da tradicional Feira das Flores. A feira, que já está na sua 12ª edição, foi promovida pela Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo.

A tradicional feira antecedeu o Dia das Mães e movimentou o centro da cidade com exposição e venda de flores, plantas e arranjos de diversas espécies. A variedade também se refletiu nos preços à disposição dos consumidores, que contou com opções para todos os gostos e bolsos.

Além dos estandes de venda de flores e plantas, o evento desse ano teve a participação de produtores e do turismo rural; da Escola Canadá, com mostra de atividades educacionais; estande de distribuição gratuita de erva-mate Alfa; estande da Confeitaria Fröhlich. Além disso, a empresa W3 disponibilizou seus móveis nos espaços das secretarias municipais – Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Avaliação

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Túlio Souza, avaliou positivamente os resultados da feira. O secretário ressaltou que a feira teve grande sucesso em vendas, além de que a mudança do local do evento agradou a todos. “Nos outros anos, a feira era montada no estacionamento localizado em frente à Igreja Matriz. Neste ano, a montagem dos estandes ocorreu no espaço superior da Praça – possibilitando o livre acesso ao estacionamento, o que agradou os comerciantes do entorno”.

Outro ponto positivo destacado pelo secretário foi o espaço de convívio familiar. “O nosso objetivo foi disponibilizar um local de convívio e lazer para as pessoas. Queríamos que os visitantes pudessem permanecer no local e não apenas circular por ele. Por esta razão, trouxemos diversas atrações culturais. Tivemos apresentações de dança, de bandas e exposição de carros antigos. Para o próximo ano, devemos aumentar as parcerias culturais”, ressaltou Túlio.

Paulo Chiden, um dos sócios do Jardim Secreto Floristeria e expositor há cinco anos na Feira, explicou que a edição desse ano foi extremamente positiva, por diversos fatores. “A Feira das Flores sempre movimenta Viamão e as pessoas da cidade, porém nesse ano pudemos observar pessoas de fora circulando pela feira. Além de economicamente ter sido favorável, superando as nossas expectativas, a 12ª edição nos proporcionou divulgar o nosso produto e a nossa loja para outros consumidores”, ressaltou Chiden.

Atividades Culturais e exposição de carros antigos

Atrações culturais também fizeram parte da programação da Feira das Flores. A abertura que ocorreu na sexta-feira, dia 9, foi marcada por apresentações das bandas marciais das escolas Setembrina e Castelo Branco.

No sábado, dia 10, a Feira das Flores proporcionou uma atividade especial para os amantes de carros antigos. Cerca de 30 colecionadores do Núcleo de Antigomobilistas de Viamão expuseram suas relíquias na Praça da Matriz. O evento encantou o grande público que compareceu em massa. Diferentes modelos foram expostos durante o evento, entre eles, Itamaraty, Simca, Corcel, Maverick, Opala, Fusca e Puma.

O sábado também contou com diversas atividades artísticas. Pela manhã, muitas pessoas pararam para ouvir o repertório variado da centenária banda de música da Brigada Militar. À tarde, o grupo de dança cigana fez uma apresentação especial para o público que circulou pela feira.

Durante todos os dias, a Secretaria da Cultura esteve presente através de um estande que disponibilizou bonecos de personagens para fotos, banners de figueiras e flores tradicionais do município.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024