13 MAI 2014
Leite de qualidade em Viamão

O município de Viamão é um dos grandes produtores de leite bovino do Estado, hoje a cidade produz em torno de 45 mil litros por dia. Em 2013 a prefeitura fez um levantamento dos dados de cada produtor, e realizou um cadastro do número de animais, quanto se produzia, para quem se vendia e preço do produto. Conforme o secretario de Agricultura e Abastecimento Carlos Pacheco, os números atuais são excelentes “quando assumimos a pasta, Viamão produzia 39 mil litros dia, hoje produzimos 45 mil, tivemos um aumento significativo” afirma Pacheco.

Viamão possui 103 produtores ativos, 1300 vacas leiteiras com uma média de produção de 18 litros/dia cada, muito maior que a média do Estado que é de oito litros/dia. De acordo com o secretário, o leite do município está entre os melhores “o nosso leite é excelente, padrão genético do gado de leite é muito bom aqui, fruto de investimentos, como o da inseminação artificial” cita Carlos.

A Costa do Ouveiro, Distrito de Itapuã, é onde está localizada a maior parte do rebanho, 70% do leite do município vêm desta região. O secretário ainda ressalta o salto de qualidade e produção do leite “estamos buscando a excelência, preparando o solo para o plantio de pastagem de inverno e verão, confecção de silagem de milho e outras formas de manejo, queremos que o leite de Viamão seja referência no Estado” finaliza Pacheco.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, com mais de 3,5 bilhões de litros anuais, significando 12% da produção nacional. São produzidos diariamente em torno de 10 milhões de litros de leite.

A produtividade é uma das melhores do Brasil, chegando a 2,5 mil litros por vaca ordenhada por ano. Existem no Estado 440 mil estabelecimentos rurais e 130 mil produtores de leite, dos quais 70% comercializam menos de 100 litros do produto por dia.

A produção leiteira tem um significativo potencial de crescimento no Rio Grande do Sul, pelo seu clima temperado, fertilidade do solo, boa disponibilidade de água, produção predominantemente à base de pasto e em pequenas propriedades com mão de obra familiar e baixo custo de produção.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024