12 MAI 2014
Campanha de vacinação contra o vírus da gripe foi prorrogada

A campanha da vacinação contra gripe, que começou no final de abril deste ano, e terminaria nesta sexta-feira, 09, foi prorrogada até o dia 23 de maio. O Ministério da Saúde orienta que os municípios continuem vacinando até atingirem 80% da meta.

A Secretaria de Saúde de Viamão fez um levantamento dos números da ação, foram mais de 28 mil pessoas vacinadas. O público-alvo da campanha é de 65 mil pessoas e a meta da pasta é vacinar 80%, ou seja, 53 mil pessoas, considerada de risco para complicações por gripe.

De acordo com a coordenadora de imunização de Viamão Élida Larronda as pessoas devem se prevenir contra o vírus “é importante que as pessoas procurem por um posto de saúde o quanto antes e não deixem para se vacinar nos últimos dias. A vacina demora cerca de 20 dias para fazer efeito e no período de frio aumentam as chances de contágio da doença. As crianças, as gestantes e os idosos que se vacinarem antes estarão protegidos mais cedo", explicou Élida.

Devem receber a vacina crianças de seis meses até cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes ou mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas e trabalhadores da área da saúde. Para esse público a vacina é de graça.

Cuidados que podem evitar o vírus
Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
Mantenha os ambientes ventilados.
Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis. Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% à mortalidade por complicações do Influenza.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024