08 MAI 2014
Coletiva de imprensa debate oportunidades para Viamão

Na tarde dessa quarta-feira, 7 de maio, o cônsul do Equador em Porto Alegre, Fernando Quintana, concedeu uma coletiva de imprensa para falar sobre a vinda da seleção equatoriana para a cidade de Viamão durante a Copa do Mundo de 2014. A entrevista foi concedida no auditório da Associação Comercial e Industrial de Viamão (Acivi) e contou com a presença do prefeito Valdir Bonatto e do presidente da Entidade, Paulo Sérgio Gomes da Silveira.

O prefeito Bonatto iniciou a conversa falando da satisfação de receber a seleção equatoriana, sendo a única equipe a se hospedar no Rio Grande do Sul. A seleção terá o hotel Vila Ventura como centro de treinamento antes e durante o Mundial. “Queremos atrair empreendedores para o nosso município e a prefeitura está trabalhando para projetar o município como alternativa de investimento. Hoje, exportamos diariamente 80 mil trabalhadores qualificados, que se deslocam até Porto Alegre e outros municípios. A perspectiva é apresentar o município de Viamão para todos. O maior legado desse evento será a visibilidade da cidade e a capacidade de atrair empresas para que população possa encontrar mais perto de suas casas uma oportunidade de emprego e ter mais qualidade de vida”, destacou. O prefeito ressaltou que, hoje, o número de empregos formais no município de Viamão não ultrapassa 30 mil, com carteira assinada.

Obras de infraestrutura – um legado para o município

Um dos questionamentos dos jornalistas foi em relação às obras de infraestrutura que estão sendo executadas no município, se ficariam prontas até a chegada da seleção equatoriana, dia 9 de junho. O prefeito garantiu que o trecho da ERS-118 que inicia próximo à ERS-040 e segue à entrada do hotel estará finalizado até o dia 30 de maio. “O próprio governador e a empresa contratada garantiram que a data da conclusão da pavimentação está mantida para até o final de maio”. O prefeito destacou ainda que, do trecho em questão, num total de 3,5 km, cabem ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS) a execução da pavimentação de 2,9 km do percurso e, ao município, cerca de 600 metros. A Prefeitura também será responsável pela manutenção de um trecho de 1.200 metros da ERS 118, entre a ERS 040 e a Ponte do Fiúza, investindo R$ 160 mil em recapeamento asfáltico e sinalização viária.

O Daer também está repassando para a Prefeitura a incumbência de revitalizar a sinalização viária da ERS 040, no trecho de 12 km que compreende desde a Lomba do Sabão até o entroncamento com a ERS 118. O Daer repassará para o município o valor de R$ 120 mil para este realizar o serviço.

O prefeito ressaltou também que nas articulações com o governo do RS, Viamão foi contemplado com R$ 650 mil da Secretaria Estadual do Turismo para sinalizar os pontos turísticos. Um outro legado da Copa será o acesso à tecnologia 4G que deve melhorar a qualidade de internet e do sinal dos telefones celulares na região. O equipamento ficará permanentemente em operação na cidade.

Preparativos para a Copa do Mundo em Viamão

A prefeitura também está programando uma série de ações que serão desenvolvidas a fim de receber a seleção equatoriana e torcedores. A ideia será “vestir” a cidade com as cores do Equador – paradas de ônibus, praças, ruas e outros locais deverão ser personalizados com as cores do país. Outra medida será a confecção e comercialização de lembrancinhas (camisetas, bonés, chaveiro, caneca e caneta) com os dois principais símbolos da cidade: a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e o Farol de Itapuã.

Durante a coletiva, o prefeito lembrou a todos do lançamento da Copa do Mundo em Viamão, que acontece no sábado, 10, na Praça Júlio de Castilhos (centro), a partir das 9h, convidando os jornalistas presentes para participarem. Nesse mesmo dia acontece um jogo simbólico entre Brasil e Equador, representados pelos alunos de escolas municipais São Jorge e Getúlio Vargas, respectivamente, no estádio Edgar Leitão Teixeira (Campo do Tamoio). Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio de Cultura e Esporte (Rua dos Açores, 951, Tarumã).

Cônsul falou sobre a seleção

A escolha do município como sede: Quando questionado do motivo em escolher a cidade de Viamão para acolher a seleção equatoriana na fase preparatória e durante o mundial, o Cônsul destacou as acomodações e infraestrutura do Hotel Vila Ventura. Além da tranquilidade e segurança do local. O cônsul destacou também a qualidade do campo de futebol que foi construído dentro do resort.

Jogo Treino: O Cônsul do Equador falou sobre a possibilidade da seleção fazer um jogo festivo no Estado, um compromisso da Federação Equatoriana de Futebol. Porém, o local e data ainda não foram definidos.

Deslocamento da Seleção: Quintana explicou que toda a logística que inclui o traslado da seleção e questões relativas à segurança já foram definidos. O itinerário de deslocamento do Hotel até o aeroporto está definido e a seleção será escoltada por batedores. Questões que envolvem segurança também já estão todas acertadas pela Agência Brasileira de Inteligência e do Exército Brasileiro.

Aeroportos: Quando questionado sobre as condições de voo e possíveis atrasos nos aeroportos, ele ressaltou que isso não chega a ser uma das grandes preocupações por parte dos equatorianos. O cônsul falou que essas questões já estão sendo avaliadas e tratadas de forma preventiva para que não ocorra nenhum tipo de imprevisto.

Maior integração entre os dois países: Por último, Quintana falou sobre a integração dos dois países. “A presença do time no Estado trará oportunidades para estreitar as relações entre o RS e o Equador. A intenção é que os possamos realizar projetos e criar laços, também, de afetividade além dos comerciais”, finalizou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024