08 MAI 2014
Mais qualidade na mesa do consumidor

A Cooperativa Mista Campos de Viamão (COMCAV) foi fundada por produtores rurais da cidade em novembro do ano passado, com objetivo de organizar a produção de alimentos e a sua comercialização. Hoje conta com 32 associados e no campo da produção destacam-se os alimentos hortifrutigranjeiros, leite, frutas, entre outros.

Um dos principais objetivos de comercialização dos produtos da Cooperativa é atingir a alimentação escolar da rede pública. A meta é atender o máximo de escolas e seus mais de 25 mil alunos, beneficiando-os com alimentos produzidos e comercializados pelos cooperados.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Carlos Pacheco afirma que a Cooperativa vem crescendo e se desenvolvendo no município “estão com cada vez mais associados produzindo produtos de qualidade e livres de agrotóxicos, isso valoriza o alimento” afirma Pacheco.

Ainda de acordo com Secretário, a tendência do mercado é inserir cada vez mais o alimento orgânico na mesa das pessoas “o consumidor está mais critico, quer alimento de qualidade, livre de agrotóxicos, este produto é exigência da população, o mercado caminha para isso” finaliza Carlos.

A missão da Cooperativa é de fornecer à comunidade alimentos com preços memores, pelo fato do produto não saírem do município, além de ótima qualidade e livres de agrotóxicos. Interessados em mais informações sobre a COMCAVI podem contatar pelo telefone (51) 9863-6396.

Um recorde pouco saudável

O Brasil é o país campeão mundial no uso de agrotóxicos na produção de alimentos e o quarto em área cultivada. Segundo estimativas, 12 grandes empresas fabricam 90% do produto, sendo 20% vendidos para o nosso país, isso daria cerca de 1 bilhão de litros/ano, mais ou menos 5,2L para cada brasileiro.

O que são?

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preservá-los da ação danosa de outros seres vivos ou substâncias nocivas.

Em que alimentos podem ser encontrados?

Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando estes se alimentarem de água ou ração contaminadas.

Males à natureza e perigos à saúde

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação dos recursos naturais como solo, água, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024